Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - IDR e Senar conclui curso de produção de conservas para mulheres ligada a Agricultura Familiar

`

 AGRICULTURA FAMILIAR

 

A ação contou com a participação e parceria da Cooperativa Sicredi, Prefeitura e Sindicato Rural

Técnicos do Instituto Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) concluíram nesta semana mais um curso de conservas, molhos e temperos. A ação aconteceu no Salão Comunitário da Linha Vorá, interior de Espigão Alto do Iguaçu, que foi realizado nos dias 18 e 19 de abril, com carga horaria de 16 horas e contou com a participação de nove mulheres de diversas comunidades do interior do município.
O Agrônomo do IDR-PR, Alcindo Penso destacou que são inúmeros cursos promovidos anualmente em parceria com o Senar. “Para nós foi motivo de orgulho em ver na última Feira do Produtor que aconteceu no município, agricultores comercializando seus produtos, muitos desses produtos que nasceram de ideias e cursos oferecidos nestas oficinas, pelos técnicos do IDR e Senar”, enfatizou Alcindo.
A instrutora Ines Maria Wietozikoski comentou que objetivo do curso é despertar principalmente as mulheres na produção alternativa de conservas e geleias, com técnicas, higiene, qualidade e sabor.
“Os cursos sempre são momentos únicos onde fazemos despertar nas pessoas a sua capacidade individual. O objetivo do curso é promover a capacitação profissional possibilitando aos participantes uma fonte alternativa de renda, além de agregar no currículo, abrindo novas oportunidades”, frisou a Instrutora alimentar.
O escritório do IDR-PR em Espigão Alto é conduzido pelos técnicos: Maira Braga Cristo e Vanderlei Rohden, tendo na coordenação Alcindo Penso.
O curso foi promovido pelo SENAR em parceira com IDR-PARANA, Cooperativa de Crédito Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rural de Espigão Alto do Iguaçu e Sindicato Rural de Quedas do Iguaçu. Maiara disse que neste curso, os participantes aprenderam a fazer hortaliças conservadas em vinagre, molhos e temperos, podendo assim evitar o desperdício de alimentos enquanto diversifica as opções no cardápio familiar.
“Além das saborosas receitas desenvolvidas são uma excelente opção para dar um destino ao excedente da produção no campo”, destacou.
NOVAS OPORTUNIDADES
Para os próximos meses está programado o curso de geleias, doces de corte e doces pastosos, que será na comunidade da Linha Boa Vista de São Roque.
Também será oferecido o curso Kaizen, que tem como princípios diminuir o desperdício e aumentar a produtividade em qualquer ambiente ou meio em que seja aplicado.
A metodologia se baseia na implantação de cinco fases: senso de utilização, senso de ordenação, sendo de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. Durante aulas teóricas em grupo e visitas individuais em cada propriedade.
Prestigiaram o encerramento do curso o prefeito Agenor Bertoncelo, secretários municipais: Flávio Dreher e Rogério Porca Veia. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Tajariol e gerente do Sicredi, Adriana Klos.

Assessoria

24/04/2023