Notícias

Laranjeiras do Sul recebe Acervo da Bíblia em Braile para deficientes visuais

`

 

 
 
 
 
 
 
 
Laranjeiras do Sul recebeu nesta terça-feira, 18 de abril, a doação de exemplares da Bíblia Sagrada, composta por 38 volumes escritos em braile, para que os portadores de deficiência visual tenham acesso ao Livro Sagrado. A edição contém todos os livros que são usados, tanto no credo católico quanto no evangélico, e foi confeccionada através de convênio de doações de materiais pela Sociedade Bíblica do Brasil, SBB. A iniciativa oferece amparo espiritual e incentiva pessoas com deficiência visual a desenvolver, de forma fluente, a leitura e escrita em braile. 

Por meio do acesso facilitado ao Livro Sagrado, o programa “Bíblia em Braile” promove a autonomia e a integração social, oferecendo amparo espiritual e incentivando a pessoa com deficiência visual a desenvolver de forma fluente a leitura e escrita em braile. Além disso, o programa desenvolve ações – também extensivas a seus familiares – de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social.

Na oportunidade, o deficiente visual Elias Benvenhu fez a primeira leitura da bíblia braile, leu um trecho do salmo de Davi, que diz: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. A Bíblia agora estará disponível no acervo da biblioteca municipal, anexo à secretaria de Educação, e poderá ser emprestada para que deficientes visuais possam ler a bíblia em braile.

A doação vem de encontro com a necessidade de materiais adequados para viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência visual. Para as pessoas com deficiência se faz necessário conceder as mesmas oportunidades de participação e inclusão social, de acordo com suas necessidades e condições, sem discriminações, contribuindo, assim, para a sua formação intelectual.

Presenças
Além do prefeito Berto Silva, o evento contou com a presença de Jonas Eduardo Lindner, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil; Adriana Assis, Assistente Social da Sociedade Bíblica do Brasil; Carlos Alberto Machado, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores; vereadores: Antônio Joel Demétrio e Darci Massuqueto; Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação; Luiza Prziwitowski Nogueira dos Santos, Diretora do Departamento de Cultura; Renata Marquetti Rossetim,  secretária de Governo e Gestão; Chefe de Núcleo Regional de Educação, Adriane Schio de Almeida e Aguinaldo Pereira, Pastor da Igreja Cristianismo Decidido e representante do Coplasul - Conselho de Pastores de Laranjeiras do Sul.

Assessoria

19/04/2023