Notícias

Campo Bonito - Nota Orientativa

`

Os últimos acontecimentos noticiados pelos meios de comunicação sobre as mais diversas violências no ambiente escolar têm deixado um cenário de insegurança e a rotina da comunidade escolar foi afetada. No entanto, precisamos buscar estratégias para redobrar a atenção no que diz respeito à segurança, de modo que toda a comunidade possa encontrar na escola, um lugar de acolhimento e segurança para restaurar a rotina normal dos processos pedagógicos. Isso só será possível por meio de um trabalho cooperativo de todos os envolvidos.

 

AUTORIDADES DE SEGURANÇA
- As autoridades de segurança têm realizado um trabalho de monitoramento das redes sociais, sites, páginas e aplicativos de mensagens, com intuito de descobrir a origem dessas notícias e, assim, tomar as medidas legais.
- A administração municipal solicitou junto a Polícia Militar intensificar as rondas nas imediações das instituições de ensino.
- As Direções das Instituições de Ensino estão orientadas a analisar a situação e verificar a necessidade imediata de acionar a Polícia Militar local.
ESCOLA
- Redobrar os cuidados com a segurança (algumas das escolas já têm câmera de monitoramento e novas estão sendo adquiridas);
- Manter os portões fechados, controlar o acesso ao interior das Instituições e monitoramento do ambiente escolar pelos inspetores de alunos e vigias.
- Todos os funcionários e professores devem estar atentos à entrada de pessoas estranhas, informando situações suspeitas à Direção.
- Qualquer ameaça, boato de ataque à escola ou material suspeito, a Direção deverá, imediatamente, entrar em contato com a Polícia Militar e Registrar o Boletim de Ocorrência.
- Orientar os estudantes para que não usem bonés ou capuz dentro da escola para, assim, facilitar a identificação de pessoas estranhas.
- Estar atentos ao entorno da escola.
- Implementar projetos envolvendo a comunidade escolar (alunos, pais/familiares e profissionais) que tenham por objetivo a cultura da paz.
PAIS/RESPONSÁVEIS
- Monitorar as redes sociais (instagram, facebook, aplicativos de mensagens, entre outras mídias) dos seus filhos, observando os assuntos que são abordados, as pessoas com quem conversamos compartilhamentos, os grupos de que participam e, diante de alguma publicação suspeita, informar às autoridades ou denunciar por meio do disque 100.
- Encaminhar as crianças e os adolescentes UNIFORMIZADOS E NO HORÁRIO PARA A ESCOLA, evitando que o portão precise ser aberto por várias vezes durante o período.
- Orientar os jovens a não utilizarem bonés ou capuz que escondam o rosto dentro da escola, de modo a facilitar a identificação.
- Verificar diariamente o material levado para a escola, retirando todo objeto que não seja usado no ambiente escolar ou que possam machucar.
- Ficar atento a alterações no comportamento das crianças e dos adolescentes.
- Ficar atento ao entorno da escola.
- Não divulgar informações que incitem à violência ou que contenham ameaças às escolas. Esse tipo de publicidade só aumenta a visibilidade de quem promove ações para amedrontar e gerar pânico nas Instituições de Ensino.
Precisamos manter a calma e evitar a propagação de notícias que causem medo e insegurança à comunidade escolar.
Vamos trabalhar juntos! "A paz no mundo deve ser construída na atitude de cada um. É no individual que começa a paz coletiva" (Autor desconhecido)

Assessoria

19/04/2023