Notícias

Reserva do Iguaçu - Projeto de Capacitação Profissional na Criação de Abelhas com Ferrão nas Comunidades Faxinal dos Soares e Nossa Senhora de Fátima

`

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Secretaria da Agropecuária e apoio da Administração Municipal desenvolveram atividades em prol do Meio Ambiente com a implantação do Projeto: ‘Produção de Mel’.

 

Esse projeto coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente envolveu diretamente no curso de capacitação no manejo com as abelhas de ferrão 22 novos apicultores das Comunidades do Soares, Fátima e demais localidades. Foram 32 horas de treinamentos, orientações teórica e práticas de manejo direto com abelhas para entender o sistema apícola e poder assim executar um manejo correto para melhor trabalhar com as abelhas no sentido de produzir mel bem como melhorar as condições sanitárias das colmeias.
Sabe-se de antemão que as abelhas são ótimas polinizadoras e consequentemente são excelentes produtoras de mel. Ainda se apresenta como mais uma alternativa de emprego e renda para o pequeno e médio agricultor, melhorando sua qualidade de vida permanecendo no campo conforme salientou o Sr. João Mathias Guimarães Danguy, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.
Vale lembrar que esse projeto teve seu início na Comunidade do Paineira onde foram capacitados outros 12 apicultores em 2022. Seguindo esse contexto pretende-se estender para as demais comunidades do município com essa mesma orientação, desde que tenham produtores que tem a intenção de produzir abelhas, e por conseguinte, o mel. Haja vista ser mais uma fonte de renda e emprego auxiliando na subsistência das famílias rurais.
Na ocasião do curso foi comentado a necessidade de uma Casa do Mel para a Comunidade do Faxinal dos Soares e outra na Nossa Senhora de Fátima, situação esta que será apreciada pela Administração municipal.
Esse projeto e a Casa do Mel, constitui-se em um ‘gargalo’ no êxito e desenvolvimento da atividade apícola, pois a extração do mel sem danificar a cera é fator crucial para o aumento da produtividade. E, também pode ser utilizada pela comunidade em geral que trabalha com mel, em função dos equipamentos obrigatórios serem de material inoxidável o que onera a sua implementação.
Além do apoio irrestrito da Administração Municipal, os apicultores poderão usufruir de todo apoio da equipe técnica sobre o manejo das colmeias. Logo, quanto mais abelhas tivermos mais vida e mais biodiversidade florística havemos de ter, e, consequentemente mais alimentos, pois sem abelhas não teremos alimentos e a humanidade ficaria comprometida pelo simples fato da sua própria subsistência.
A Administração Municipal agradece aos servidores das Secretarias envolvidas e aos munícipes que abraçaram mais esse Projeto.
As imagens abaixo ilustram o que foi a capacitação para novos apicultores.

Assessoria

12/04/2023