Notícias

Guaraniaçu - Prefeitura anuncia medidas para Reforçar Segurança nas Escolas

`

 A Gestão Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, se solidariza com as famílias que perderam seus filhos de forma tão brutal e precoce, no ato ocorrido no Centro de Educação Infantil, em Blumenau/SC, fato trágico, repleto de dor e tristeza, que ficará marcada na História da Educação Brasileira.

 

Diante do acontecimento, preocupados com a proteção de nossos alunos, informamos que estamos empenhados na implementação de medidas para tornar as Instituições Municipais, um ambiente mais seguro e acolhedor para os alunos, professores e funcionários.
Informamos, que a Secretaria de Educação, orienta as Instituições para que os portões fiquem fechados, não trancados, devido as medidas de Segurança orientados pela Brigada Escolar (Corpo de Bombeiros), mas como medida emergencial, as orientações passam a ser para que os portões das Escolas e CMEIs fiquem trancados, até outras medidas de segurança serem tomadas.
Informamos ainda, que a maioria das instituições possuem câmeras de vigilância e as demais que não possuem serão providenciadas. Reforçando ainda mais essa segurança, já foi realizado empenho de instalação de micro computador, placa de vídeo, nobreak e monitor de LED, equipamentos estes que serão instalados no prédio da Polícia Militar, dando acesso ao monitoramento de 24 horas das câmeras de segurança das Instituições Escolares, uma vez, que a Polícia Militar do Município tem acesso as câmeras de vigilância de vários pontos da cidade.
Ressaltamos que como estudo preliminar, estamos realizando levantamento dentro das possibilidades do que determina a Lei, para as seguintes medidas de segurança:
• Criação do Comitê de Segurança Escolar (Escolas e CMEIs);
• Interfone com câmeras de segurança nas entradas das Instituições Municipais;
• Portas de segurança, que são acionadas apenas pelo lado de dentro das Instituições;
• Cerca com arame farpado nos muros das instituições;
• Contratação de segurança (vigia – através de Processo Seletivo) em todas as Instituições.
“Temos acompanhado o que vem ocorrendo no Brasil, no ambiente escolar, e sabemos que não estamos em uma bolha. Por isso, além das ações já implementadas para promover segurança no ambiente das escolas municipais, dialogamos, também, sobre estratégias de prevenção e preparação para lidar com situações atípicas”, destaca a secretária Fabi Santos.
Governo municipal de Guaraniaçu, investimento e trabalho em prol da população.

Assessoria

11/04/2023