Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Depois de anos de espera famílias da Boa Vista conquistam titularidade das propriedades

`

Prefeito Agenor Bertoncelo entregou as primeiras 41 matrículas de propriedades nesta etapa

 

A última quinta-feira dia 06 de abril de 2023 foi um dia marcante para famílias do Distrito da Boa Vista de São Roque, que após anos de espera finalmente conquistaram o reconhecimento a titularidade das suas propriedades. A ação aconteceu numa parceria entre a atual gestão e a Associação para o Desenvolvimento Habitacional de Santa Catarina (ADEHASC), dentro da aplicação da Lei Federal 13.465/17 de Regularização Fundiária Urbana (REURB).
“Na 1ª Audiência Pública que tivemos com os moradores, alguns ficaram de fora por não acreditar no programa, avaliando que seria mais uma empresa que viria com falsas promessas como teria ocorrido nas outras tentativas de regularizar as propriedades. ADEHASC possui um currículo de serviços prestados neste setor, onde já entregamos milhares de escrituras nos municípios onde temos atuados”, destaca o coordenador da empresa na região, Paulo Morais.
ADEHASC já entregou mais de 20 mil matrículas de propriedades urbanas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Está com ações em mais de 140 municípios.
FORAM 40 ANOS DE ESPERA
De acordo com o prefeito Agenor Bertoncelo, desde início nós falamos que o projeto iria beneficiar os proprietários de imóveis na área urbana com a entrega da matrícula definitiva com registrado em cartório e reconhecido judicialmente.
“Agora com as escrituras públicas em mãos as famílias terão uma segurança jurídica garantida em lei. Poder dar respostas a população nos problemas crônicos como estes, onde as famílias eram proprietárias como moradores e sem o reconhecimento legal nos deixa com a sensação do dever cumprido como gestor ou prefeito deste município”, enfatizou o prefeito.
DISTRITO DA BOA VISTA TEM MAIS DE 40 ANOS DE FUNDAÇÃO
O Distrito da Boa Vista de São Roque possui mais de 40 anos de fundação, onde habitam centenas de famílias, a maioria com lotes sem escrituras. O morador Gilmar Braganholo disse a reportagem que esperava a documentação oficial da sua propriedade desde 2003.
“Muitos falaram que iriam trazer esse documento para nós, mas foi atual prefeito que tornou realidade. Com isso certamente além das famílias a nossa comunidade será beneficiada com melhorias e investimentos públicos”, destacou Braganholo.
O casal Dona Soeli e Francisco estavam felizes com a matrícula da propriedade em mãos, dizendo que foram 40 anos de espera, que está sendo cumprida por esta gestão.
As escrituras públicas deverão ser entregues pelo Cartório de Registros do município nos próximos dias.
Prestigiaram as entregas o prefeito Agenor Bertoncelo, vice-prefeito, José Zgoda, os secretários municipais: Nelto Zolet e Flávio Dreher, advogados: Adriano Scherer e Adriana Pegoraro, vereadores: Edimir Czechoski “Chuvisco” e Rogério Porca Véia. Representando a ADEHASC, Paulo e Edson.

Assessoria

10/04/2023