Notícias

Rio Bonito do Iguaçu - DENGUE X GESTAÇÃO

`

 Durante a gestação, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. A gestante, além de receber o acompanhamento pré-natal e realizar todos os exames solicitados a fim de evitar que possíveis infecções sejam transmitidas ao bebê, deve estar atenta a uma das maiores ameaças do momento: o mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito, além de transmitir a dengue, também transmite a febre chikungunya e o zika vírus.

 

Os sintomas de dengue, zika e chikungunya são os mesmos?
A infecção por Dengue, Zika e Chikungunya apresenta sintomas semelhantes como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira. O que varia entre as infecções é a intensidade de cada um dos sintomas, além outros sinais.
Embora a Dengue seja potencialmente a mais grave dentre as três e a Chikungunya traga consigo o risco de artrite crônica, a infecção por Zika, quando ocorre durante a gestação, traz o risco de microcefalia ao bebê. Por isso, se você suspeita estar com alguma dessas infecções, é muito importante procurar uma unidade de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados.
Quais são os riscos da dengue, zika e chikungunya na gravidez?
•Dengue: segundo o Ministério da Saúde, a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro. Além disso, a gestante corre um risco maior de desenvolver a forma grave da dengue, que pode levar à morte.
•Chikungunya: a infecção pelo chikungunya, no período gestacional, não está relacionada a efeitos teratogênicos. Existem raros relatos de abortamento espontâneo. Mulheres que adquirem chikungunya no período intraparto podem transmitir o vírus a recém-nascidos por via transplacentária, transmissão perinatal.
•Zika: a febre por Zika vírus é descrita como uma doença febril aguda, com duração de poucos dias, geralmente sem graves complicações. Porém há registro de mortes e manifestações neurológicas, além de causar a microcefalia em bebês.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da dengue, zika e chikungunya é clínico e feito por um médico. É confirmado por meio de exames laboratoriais de sorologia, moleculares ou testes rápidos.
Como é o tratamento?
O tratamento de todas essas doenças é sintomático. A gestante deve repousar e se hidratar. A automedicação não é recomendada, pois pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente. Por isso, na presença de sinais ou sintomas, é importante procurar um médico.
A melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya na gravidez é impedindo a proliferação do mosquito.
Caso você apresente sintomas como febre, dores de cabeça e nas articulações, náuseas e manchas na pele, procure um médico imediatamente. Para se proteger, utilize telas em janelas e portas, faça uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas e use repelentes autorizados por seu médico.
Tomar esses cuidados é essencial para evitar a infecção por dengue, zika ou chikungunya. Não esqueça também de fazer os exames solicitados pelo médico durante seu pré-natal e adotar hábitos saudáveis. Assim, você estará contribuindo para que seu bebê nasça com saúde e livre de infecções.
Enfª Ana Xavier
Coordenadora Saúde Materno Infantil

Assessoria

03/04/2023