Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Secretaria de Educação realiza avaliação de fluência em leitura para alunos do ensino fundamental

`


 A Secretaria Municipal de Educação de Espigão Alto do Iguaçu realizou a Avaliação de Fluência entre os dias 21 a 30 de março. Essa Avaliação de Fluência de leitura para os estudantes do 2° ano do ensino fundamental, tem como objetivo aferir a capacidade dos alunos lerem com velocidade e precisão e também para saber em que fase essas crianças estão dando um diagnóstico prévio do nível de leitura, sendo que através desse método observa-se a rota lexical relativa ao vocabulário ou pela fonológica relativa ao som. Os resultados obtidos ajudarão no desenvolvimento de ações de apoio ao ensino-aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental em todas as escolas municipais.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Susi Maciel Velho, com o impacto da pandemia, veio o ensino remoto, o que prejudicou o desenvolvimento da leitura dos alunos, por isso a importância da aplicação da avaliação de fluência, desde então a secretaria vem fazendo estas intervenções pedagógicas.
“Com estas avaliações no ensino fundamental nós buscamos aferir a fluência de cada aluno na leitura, avaliando o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras, frases e textos lidos. Com isso será possível entender a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo”, explicou Susi.

Assessoria

03/04/2023