Notícias

Secretaria de saúde realiza ações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

`

 

 
 
 
 
 
Uma programação especial de conscientização sobre o autismo será realizada no semáforo da Rua XV de Novembro, em Laranjeiras do Sul, no sábado dia 1º de abril, a partir das 8h da manhã. O objetivo é celebrar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, cuja data original é 2 de abril. A iniciativa é da prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Fundação Colibri e Centro Universitário Campo Real. 

Além do repasse de informações para a comunidade sobre o autismo, haverá a distribuição de panfletos. O objetivo da ação é difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Em Laranjeiras do Sul, com o objetivo de identificar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, a prefeitura oferece uma carteirinha. O documento, que é confeccionado na secretaria de saúde, visa priorizar o atendimento em serviços públicos e privados, assegurando um meio de garantir os direitos constitucionais da pessoa com o transtorno, incluindo o atendimento preferencial. 

DATA
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo é repassar informações e orientações para a população, inclusive visando diminuir a discriminação e o preconceito contra pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal. As ações possibilitam dar visibilidade a todas estas questões.

O QUE É AUTISMO?
O Autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento que compromete a comunicação e a interação social da criança. O autista geralmente apresenta comportamentos restritivos e repetitivos. Ele ocorre em diferentes graus: dos quadros mais leves, sem comprometimento da fala e da capacidade intelectual, até os quadros mais graves, com grande comprometimento da fala, das relações interpessoais e da autonomia pessoal. 

Os sintomas do autismo costumam aparecer antes dos 3 anos de idade, sendo possível, em alguns casos, fazer o diagnóstico já no primeiro ano de vida. Por isso, é importante realizar o acompanhamento periódico do seu filho na Unidade Básica de Saúde, para que os profissionais também fiquem atentos a qualquer alteração ou atraso do desenvolvimento da criança.

O Transtorno do Espectro Autista compreende um conjunto de comportamentos agrupados em:
-Comprometimento na comunicação social: dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se e em alguns casos, ausência de fala. 
-Dificuldade na Interação Social: dificuldade em fazer contato visual e inabilidade para interagir socialmente.
-Atividades restritas e repetitivas: incidência de movimentos estereotipados e repetitivos e forma rígida de pensar.

Assessoria

29/03/2023