Notícias

Catanduvas - Prefeito Professor Moisés presta Homenagem ao Medico Recém Aposentado, Dr. Mario Kenji Muraoka.

`

Recentemente o prefeito Professor Moisés, recebeu em seu gabinete o servidor público municipal recém aposentado, médico, Dr. Mario Kenji Muraoka, para prestar-lhe homenagem em reconhecimento e agradecimento por sua valiosa dedicação e amor pelos serviços prestados à Prefeitura de Catanduvas e à comunidade Catanduvense.

 

Dr. Mario, uma figura humana, um excelente médico que trabalhava disposto e atendia a todos com carinho e dedicação. Nunca usava a palavra não a quem necessitava de atendimento, sem dúvida um profissional querido por todos! Esse é o legado que o Dr. Mario deixa para a rede pública de saúde de Catanduvas.
MARIO KENJI MURAOKA, nasceu em 03 de maio de 1947, na cidade de Uraí Paraná.
Filhos de imigrantes japoneses, filho do meio (entre 11 irmãos). Aos sete anos de idade perdeu o pai, e em meio de tantas dificuldades ajudava a sua mãe na lavoura, de onde proviam o sustento da família.
Estudou em colégio público, aos 21 anos ingressou na universidade federal do Paraná no curso de medicina, e no dia 12 de dezembro de 1974 obteve a formatura.
Para pagar a faculdade trabalhava em uma farmácia a noite e nos finais de ano trabalhava como papai Noel entregando presentes.
Para pagar o quarto onde morava, ele contava com a generosidade de sua mãe e seu irmão mais velho, quais enviavam ajuda financeira, mas como isso não era suficiente, fazia a doação de sangue duas vezes ou mais ao ano para conseguir a matrícula de forma gratuita de sua faculdade.
No dia 23 de dezembro de 1974, Dr. Mario veio conhecer Catanduvas, porque soube que aqui não tinha hospital, no entanto a falta de estrutura e recursos financeiros, acabou indo para a cidade de Coronel Vivida onde trabalhou por 6 meses, lá juntou dinheiro e voltou para Catanduvas, no dia 07 de julho de 1975, em companhia de seu amigo Dr. Júlio começaram a construção do hospital Nossa Senhora Das Graças.
Já fazem 47 anos de atividade como médico na cidade de Catanduvas, e durante esse período foram realizados mais de 3.800 partos, e todos muito bem sucedidos não havendo óbito de nenhuma mãe.
Ao longo desses anos ocorreram incontáveis atendimentos de urgência e emergência, visto que nesse período o médico realizava todos os procedimentos inerente a sua profissão, não havia especialidades, nem HU para diversos casos.
Um fato marcante em sua carreira, foi o dia em que uma mãe deu à luz em vaso sanitário e o bebê inalou fezes e larvas, e ele fez de tudo ao seu alcance salvando a vida dessa criança.
Outro fato marcante aconteceu no dia 31 de dezembro de 1989, onde nasceram 7 crianças no mesmo dia.
Aos 75 anos de idade, Dr. Mario continua atuante, e atende em média 30 pacientes por dia, levando a diante a missão de cuidar de pessoas e salvar vidas.
Queremos, em nome da municipalidade, agradecer pela dedicação aos serviços prestados à Prefeitura de Catanduvas e à comunidade Catanduvense, prestando um trabalho qualificado e importante. Mesmo com todas as adversidades enfrentadas, nunca mediu esforços na execução do trabalho em prol do serviço público.
O dia tão esperado chegou e agora fechou seu ciclo como funcionário público. Aqui com certeza ganhou diversos amigos que levarás no coração por toda sua vida.

Assessoria

23/03/2023