Notícias

Laranjeiras - Semusa reforça importância do diagnóstico e tratamento da tuberculose

`

 

 
 
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa), está reforçando a importância do diagnóstico e do tratamento da tuberculose.  Dia 24 de março, é comemorado o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”.  Trata-se de uma doença que acomete principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges e outros locais do organismo.

De acordo com o farmacêutico e coordenador do SAE – Serviço de Atendimento Especializado – Cristian Ricardo Pinto, o principal sintoma da doença é a tosse na forma seca ou produtiva por mais de três semanas. E quanto antes a pessoa com tuberculose for tratada, mais simples a sua cura. “A nossa intenção enquanto profissional da saúde é a divulgação e sensibilização sobre os principais sinais e sintomas da doença, para que casos sejam captados precocemente e também desmistificar pré-conceitos relacionados a ela”, afirma o coordenador.

Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço, fadiga, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar e palidez. Em Laranjeiras do Sul, não será nenhuma realizado ação, já que elas acontecem diariamente com a busca de sintomáticos respiratórios. “As datas são para avivar a preocupação com a doença, além de ressaltar a prevenção, diagnóstico e tratamento. Esse é o foco. Mesmo assim, durante todo o mês intensificamos a realização de exames de escarro para pesquisa da tuberculose e seguiremos firmes pesquisando, detectando, realizando diagnóstico e tratamento da enfermidade”, concluiu o farmacêutico.

Em Laranjeiras do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde atendeu entre os anos de 2017/2023, 46 pacientes com a doença. Destes, 3 vieram a óbito e os demais (43) foram recuperados. No entanto, através de estimativa da Semusa, pode haver outros casos que ainda não procuraram auxílio médica.

CASOS DE TUBERCULOSE
2017: 9 pacientes: 8 recuperados e 1 óbito. 
2018: 6 pacientes: todos recuperados
2019: 5 pacientes: 4 recuperados e 1 óbito 
2020: 8 pacientes: todos recuperados 
2021: 8 pacientes: todos recuperados
2022: 9 pacientes: 8 recuperados e 1 óbito
2023: 1 paciente até o momento em tratamento

Doença
A tuberculose continua sendo o assassino infeccioso mais mortal do mundo. Todos os dias, mais de 4.000 pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30.000 ficam doentes com esta doença evitável e curável. Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo e mais de um milhão morrem, anualmente. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Transmissão
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos. Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva e que não esteja em tratamento, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

Sintomas
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:
*febre vespertina
*sudorese noturna
*emagrecimento
*cansaço/fadiga

Assessoria

22/03/2023