Notícias

Laranjeiras - Secretaria de Saúde oferece tratamento ao Tabagismo de forma gratuita

`

 
 

 
 
O tabagismo é a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, necessitando tratamento específico. Em Laranjeiras do Sul, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), disponibiliza tratamento gratuito. O propósito é incentivar a diminuição do consumo do tabaco, através de palestras educativas sobre os malefícios do cigarro. 

Em 2023, duas turmas de trabalhos serão formadas e o início está marcado para o dia 5 de abril. A primeira acontece às 14h30 no Pavilhão da Igreja do Bairro São Francisco, ao lado do Celeste. A segunda turma, os trabalhos também começam no dia 5, só que as 18h30, no Colégio Gildo Aluísio Schuck. Para os interessados em participarem do programa, não é necessário fazer a inscrição com antecedência. Basta comparecer em um dos locais no primeiro dia do encontro. O único critério é que a pessoa queira verdadeiramente parar de fumar. Inicialmente serão quatro encontros, uma vez por semana e serão ministrados por profissionais capacitados da Secretaria de Saúde, ou seja, Médico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo e Farmacêutico.

 “Nosso objetivo é reduzir o número de fumantes e, consequentemente, as doenças relacionadas ao seu consumo. Parar de fumar é um benefício para a própria pessoa e para a família”, enfatiza a farmacêutica e uma das profissionais responsável pelo programa em Laranjeiras do Sul, Lidiane Biavatti Nielsen. A equipe é composta por profissionais multidisciplinares, como Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêutico e Nutricionista. 

Nos encontros é adotada uma abordagem ativa em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam em outros aspectos da sua vida. 

Assessoria

20/03/2023