Notícias

Laranjeiras - Secretaria de agricultura e Paróquia Sant´Ana viabilizam horta comunitária na Capela São Francisco

`

 

 
 

 
 
O programa de Horticultura Urbana da Prefeitura de Laranjeiras vem inspirando mais gente a ingressar na era da sustentabilidade. Com apoio da Secretaria de Agricultura, a Paróquia Sant´Ana, por intermédio do padre Sebastião Goulart, decidiu utilizar um espaço livre existente na Capela São Francisco, para construir uma horta comunitária. Todas as verduras e hortaliças plantadas serão destinadas à alimentação de famílias carentes, com distribuição totalmente gratuita. O projeto denominado “Cultivando mudas, colhendo amor” teve nesta terça-feira, 14, a sua primeira colheita. 

Esta foi a segunda horta comunitária implantada pela prefeitura em Laranjeiras do Sul. A primeira já teve a colheita sendo realizada no mês de novembro de 2022, e está localizada em um terreno que pertence ao município, também no Bairro São Francisco. 

O padre Sebastião Goulart, aprovou a parceria, afirmando que de um terreno vazio foi transformado em produtivo e que vai saciar a fome das pessoas com alimentos saudáveis. De acordo com ele, a Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. “Com este intuito, a Paróquia Sant´Ana, decidiu utilizar o espaço livre nos lotes pertencentes a Mitra Diocesana na Capela São Francisco, para construção desta horta comunitária, com o plantio de hortaliças e legumes. Por isso, fica aqui o meu agradecimento a todos os envolvidos neste projeto”, afirmou o padre Sebastião. 

Para o secretário de agricultura, Gilmar Negretti, o Programa de Horticultura Urbana da prefeitura, tem por finalidade buscar o bem-estar coletivo. “O foco do projeto é implantar hortas em outras regiões da cidade, ocupando terrenos baldios ociosos, voltando-se para a produção de alimentos saudáveis e livres de insumos agrícolas. A horticultura urbana vai envolver também alunos das escolas, associações e demais pessoas como foi o caso da Capela São Francisco, que nós procuraram para fazer esta parceria”, disse Negretti.

Assessoria

14/03/2023