Notícias

Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Equipe Multiprofissional da APAE Pinhão

`

 



Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Equipe Multiprofissional da APAE Pinhão realizaram Capacitação sobre Transtorno do Aspectro do Autismo

 

Na sexta-feira, dia 10 de março de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Equipe Multiprofissional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhão (APAE), realizaram uma capacitação sobre o TRANSTORNO DO ASPECTRO DO AUTISMO, voltada aos ACS, médicos, enfermeiros, técnicos e recepcionistas das unidades de saúde.
A fonoaudióloga Jéssica Caldas explicou que o transtorno do Aspectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, os sintomas e características varia de paciente pra paciente.
Os Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. Cada paciente deve ser avaliado de forma individual, acompanhado em suas singularidades não tem uma receita pronta.
O autismo não tem cura o paciente deve ser acompanhado durante toda a vida, a evolução e o sucesso do tratamento varia cada caso é um caso, com o acompanhamento da equipe multiprofissional muitos desses pacientes conseguem ter uma vida normal. A equipe da Atenção Básica, na maioria das vezes é o primeiro contato da mãe ou cuidador dessa criança quando se percebe que tem alguma coisa errada no desenvolvimento, por isso devem estar preparados para prestar um atendimento humanizado com empatia, para acolher essa família e acompanha-la durante todo o tratamento.
A Psicóloga Marinalva, as Fisioterapeutas Sabrina e Dilla, a Assistente Social Joelma, explicaram os principais marcos no desenvolvimento Cognitivo, Motor e da Linguagem de uma criança com diagnóstico de autismo comparando com uma Criança com desenvolvimento típico. A Equipe realizou uma dinâmica e alguns estudos de casos oportunizando os profissionais a sentir na pele as dificuldades enfrentadas pelo paciente e pela família, tendo como objetivo sensibilizar os profissionais quanto a esses atendimentos. Ao final, a equipe deixou algumas sugestões visando melhorar o acolhimento desses públicos nas unidades de saúde. O Secretário Alain reforça a importância da Rede de Atenção, trabalhar em conjunto, por se tratar de um tema de grande relevância como o autismo, uma demanda que tem aumentado dentro dos serviços de saúde faz-se necessário momentos como esse de aprendizado, compartilhar saberes e experiências. Agradeceu a disponibilidade e parabenizou o trabalho que toda a Equipe da APAE desenvolve no nosso Município, que esse seja o primeiro de muitos encontros que teremos. Finalizou!

Assessoria

14/03/2023