Notícias

Cantagalo - Em reunião com professores da UFFS, Zeca Dirceu reafirma compromisso com o ensino superior

`

Na última semana, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) esteve reunido com professores e técnicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Laranjeiras do Sul, junto com o deputado estadual Professor Lemos (PT).

 

No encontro foi pautado a viabilização de recursos para construção do Centro de Pedagogia da Alternância e Educação do Campo (Cecampo). A estrutura está prevista no projeto original do campus, mas ainda não foi viabilizada. Os cortes no orçamento da educação dos últimos governos prejudicou a permanência de universitários das classes mais vulneráveis. "A viabilização da estrutura é uma alternativa para combater a evasão escolar", afirmou o professor João Costa de Oliveira.
Atualmente, a UFFS tem enfrentado dificuldades para a realização de alguns cursos que funcionam em regime de alternância, isto é, em que os estudantes passam um período intensivo em aulas e outro em outras atividades acadêmicas. "É necessário um espaço com alojamento para os estudantes das comunidades, a ação combateria a evasão escolar", afirmou o professor João Costa de Oliveira. "Foram realizados convênios com municípios da região, mas não foram cumpridos os termos que previam a garantia de espaço físico para os estudantes devido os cortes na educação federal", completou o professor.
A reunião aconteceu após a inauguração da escola de campo do Assentamento 8 de Julho, que contou com a participação de representantes de diversos movimentos sociais, sindicalistas e entidades da região.
O deputado Zeca Dirceu assumiu o compromisso de atuar junto ao governo Lula para garantir os recursos necessários. "A educação voltou a ser uma grande prioridade no Brasil. Vou trabalhar para construirmos esse projeto estudantil que garantirá melhores condições para camponeses e populações tradicionais acessarem e permanecerem até a finalização de cursos superiores", afirmou o deputado que é líder do PT na Câmara.
UFFS Campus de Laranjeiras do Sul:
O território Cantuquiriguaçu, onde está situado o Campus Laranjeiras do Sul da UFFS, possui a maior população indígena do Paraná e uma das maiores concentrações de minifúndios trabalhados por agricultores familiares e camponeses.
De acordo com os professores da instituição é necessário que a universidade se reinvente e se estruture para atender esse público que historicamente foi excluído do ensino superior.
"O governo Lula está trabalhando para que a educação seja para todos e todas, inclusive para os povos indígenas e os agricultores familiares e camponeses. Eu, como um representante da região, me dedicarei para que isso seja realidade aqui em Laranjeiras do Sul", completou Zeca Dirceu.

Assessoria

07/03/2023