Notícias

Laranjeiras - Prefeitura inaugura escola no Assentamento 8 de Junho

`

 

 
 
 
 
 
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação entregaram à comunidade do Assentamento 8 de Junho, a Escola Professora Silvia Martins Veigant da Silva. O espaço distribuído em 1.254m² de área construída teve sua inauguração na manhã desta sexta-feira, 3, e contou com a presença do prefeito Berto Silva, vice-prefeito, Valdemir Scarpari, secretários municipais, vereadores, lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, pais e alunos, além dos deputados Zeca Dirceu (Federal) e Professor Lemos (Estadual). 

A execução da obra foi com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, FNDE, com contrapartida do município. Preparada para atender 200 alunos da rede pública de ensino, a Escola vai acolher crianças de pelo menos seis comunidades rurais e conta com seis salas de aula, uma sala de informática, uma biblioteca e um bloco administrativo que abriga sala de professores, almoxarifado, espaço de reuniões, banheiros, entre outros. E ainda outro bloco com cozinha, despensa, banheiros e vestiários. Seus 1.254 metros quadrados de alvenaria são envolvidos por aprazível pátio por onde a infância pode mostrar toda sua exuberância e vitalidade. 

A mais nova instituição da rede pública de ensino de Laranjeiras do Sul está plantada em uma comunidade camponesa, que é um território conquistado a partir da luta pela Reforma Agrária. No dia 8 de junho de 1997, 17 famílias organizadas pelo MST montaram acampamento às margens da BR 158. Em pouco tempo, o movimento passou a contar com a participação de mais de 200 famílias. Foram quatro anos de acampamento – dias e noites sob a rijeza da lona preta, até a tão sonhada conquista da terra, de onde doravante passou a sair o sustento de centenas de famílias. 

HOMENAGEM
Moderna, ampla e funcional a Escola leva o nome da Professora Silvia Martins Veigant da Silva, em reconhecimento à sua luta em favor das causas públicas. Foi uma forma de reconhecimento em favor das causas públicas de Laranjeiras do Sul. Silvia Martins Veigant da Silva nasceu no dia 22 de abril de 1942 em Concórdia-SC. Aos sete anos de idade, veio para Laranjeiras do Sul onde cursou o primário no Instituto Santana – de 1950 a 1953, e o Ensino Normal no Colégio Floriano Peixoto – 1954 a 1957. Formada em Letras pela Unicentro, Professora Silvia destacou-se pelo grande trabalho que desenvolveu no setor educacional. Em vida, abraçou a causa de ensinar e de formar gerações. Foi secretária municipal de educação por 10 anos (1981 a 1982) e de 1989 a 1996. 

Assessoria

06/03/2023