Notícias

Catanduvas - Busca ativa por escorpiões amarelos é realizada e mais 2 animais da mesma espécie foram encontrados.

`

Na última quarta feira, dia 01/03, a equipe da vigilância ambiental, juntamente com os agentes de endemias fizeram a primeira busca ativa dos escorpiões amarelo no município. A ação contou com a ajuda do prefeito Professor Moisés, da bióloga da Decima Regional de saúde, Stefania Biolo e a técnica de Assis Cheatobriand, Enedina Sagae, que possui grande experiência com a captura desses animais. A busca noturna é de extrema importância pois o escorpião possui hábitos noturnos. Nesse período eles saem em busca de alimentos, que são baratas e insetos em geral. Essa atividade é realizada com o auxílio de lanternas de luz negra, que destaca o animal quando encontrado.

 

A equipe trabalhou nas redondezas onde no feriado de Carnaval foram encontrados quatro animais. Todos os moradores foram orientados sobre os cuidados com possíveis acidentes e também novamente foi enaltecida a importância da limpeza e organização dos quintais, sendo que entulhos, fossas abertas e sem manutenção servem de abrigo aos escorpiões.
Na ação foram encontrados mais dois animais, aumentando assim, a preocupação com os munícipes.
O Decreto municipal 10/2023, orienta e exige a destinação adequada dos resíduos produzidos pelas famílias de Catanduvas, a prefeitura e a Associação de Catadores de catanduvas se compromete com o recolhimento do lixo orgânico, reciclável e os volumosos como móveis e eletrodomésticos. Os moradores vão arcar apenas com os resíduos de poda e corte de grama e restos de construção civil.
A presença dos escorpiões na nossa cidade é um problema de todos nós.
Lembrando da necessidade da comunicação as autoridades sanitarias sobre a presença de novos exemplares do animal e da rapidez que deve ser procurado atendimento médico se acaso acidentes com esses animais forem identificados, principalmente crianças, as quais podem evoluir para gravidade e óbito em poucas horas.

Assessoria

03/03/2023