Notícias

Visita de Pesquisadores da Polônia em Virmond

`

No final da tarde de quinta-feira (23 de feveireiro), o pesquisador da história e cultura polonesa em Virmond, Geraldo Zapahowski, recebeu e deu as boas-vindas às ilustres visitas da Polônia. Senhores Miko?aj e Janusz Radomski (filho e pai), vindos da cidade polonesa de Szczecin, localizada no noroeste do país, nas margens do Rio Oder, próxima da fronteira com a Alemanha.
A visita teve caráter de trabalho de pesquisa científica, com apoio do Instituto Nacional do Patrimônio Cultural Polonês no Exterior – POLONIKA (Narodowy Instytut Polskiego Dziedzictwa Kulturowego za Granic?), com a supervisão do Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional da República da Polônia.
O senhor Miko?aj Radomski está colhendo material para preparar um livro intitulado: “Coleções e museus da diáspora polonesa no Brasil”, livro destinado a divulgar os resultados das pesquisas sobre o patrimônio cultural dos poloneses e seus descendentes que vivem e atuam no exterior, complementando a cor cultural do Brasil – país escolhido por muitos poloneses como nova pátria, que será publicado pela editora do Instituto “POLONIKA”, na série científica “Estudos e Materiais”.
Em Virmond foram três dias de intenso trabalho para os pesquisadores poloneses e para o Geraldo Zapahowski que acompanhou e ajudou voluntariamente em todo o trabalho de registro fotográfico, de inventário e também de entrevista sobre o levantamento de resgate e preservação do acervo histórico material e imaterial, legado deixado pelos colonizadores poloneses de nosso município.
O trabalho teve apoio do Núcleo da BRASPOL e Prefeitura Municipal de Virmond, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
Para estreitamento dos laços familiares entre a Polônia e Virmond, no final da tarde de sexta-feira (24 de fevereiro), os Radomski acompanhados de Zapahowski fizeram uma breve visita à família da senhora Helena Wolicki, na Linha Cavernoso, pois durante as pesquisas na Casa da Memória encontraram nas biografias o sobrenome “WOLICKI”, mesmo sobrenome da esposa polonesa de Miko?aj. Foi grande alegria e satisfação para ambas as partes: os visitantes puderam conhecer possíveis “parentes” e também ver e sentir um pouco como vivem e trabalham as atuais gerações de descendentes poloneses em Virmond. Dona Helena Wolicka e sua filha Barbara também manifestaram alegria, carinho e orgulho em receber visitas da Polônia em sua propriedade.
Foi a primeira vez que recebemos em nossa localidade pessoas da Polônia com intuito de fazer pesquisa científica, isso demonstra que o país dos nossos antepassados, atualmente tem conhecimento da nossa existência e manifesta grande interesse em “abrir as portas” para nos ajudar no labor de resgate e preservação da história e cultura polonesa em Virmond. Podemos afirmar que já estamos colhendo os frutos do trabalho dos padres da Congregação religiosa “Sociedade de Cristo”, que trabalharam em nossa paróquia por 30 anos (1993-2023), pois eles são os principais divulgadores de Virmond na Polônia.
O acervo da Casa da Memória de Virmond foi o principal foco da pesquisa, o ambiente ganhou mais vida e alegria para honra e memória de nossos antepassados, com o uso exclusivo do idioma polonês durante dois dias e meio de trabalho. Recebemos muitos comentários e elogios referentes à bonita arquitetura da Casa da Memória de Virmond, bem como ao grande acervo histórico documental e de objetos que mantemos preservados.
No domingo (26 de fevereiro), pela manhã, os pesquisadores poloneses Miko?aj e Janusz Radomski, como bons católicos acompanharam e participaram da celebração da Santa Missa em nossa Igreja Matriz, Nossa Senhora do Monte Claro. Ao final da celebração receberam mensagem pública de agradecimento pela visita e belo bonito trabalho que estão realizando no Brasil, também aproveitaram para fazer registro de imagens da nossa igreja.
A conclusão do trabalho de pesquisa científica deu-se com a visita ao Cemitério Municipal de Virmond, com o registro fotográfico do ambiente e de sepulturas e túmulos dos primeiros colonizadores poloneses.
Ao meio dia os pesquisadores deixaram Virmond, agradeceram pelo apoio e ajuda recebida em nossa cidade e nos convidaram para visitar a Polônia e a cidade de Szczecin. Da mesma forma receberam nossos calorosos agradecimentos e convite de futuro retorno em Virmond.
Texto: Geraldo Zapahowski

Assessoria

 

27/02/2023