Notícias

Rio Bonito do Iguaçu - Casos de Raiva - Vamos Prevenir

`

 


 Hoje tivemos a confirmação de mais um caso de Raiva Bovina no município de Rio Bonito do Iguaçu, somando quatro casos até o momento. A raiva é uma doença sem cura, transmitida por um vírus que ataca o sistema nervoso dos animais levando-os à morte, podendo ser transmitida para humanos também.

 

Sem tratamento efetivo, a única forma de prevenir a doença é através da vacinação, portanto, é imprescindível a vacinação de todos os animais da propriedade, não só os bovinos, mas também cães e gatos, pois, esses se tornam agressivos e facilmente transmitem a doença para os humanos.
A transmissão da raiva ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura e arranhadura.
Vale lembrar também que os produtores não devem sair pela propriedade caçando morcegos, ou eliminando animais com sintomas, e sim comunicar a Adapar ou a vigilância em Saúde do município sobre a presença de morcegos ou de animais com alteração de comportamento na propriedade.
Nos animais costumam ocorrer sintomas como dificuldade para engolir; salivação abundante; comportamento agressivo; mudança de hábitos alimentares; paralisia dos membros posteriores, com movimentos de pedalagem; evoluindo rapidamente para morte.
Caso tenha sido agredido por um animal, lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure com urgência o Serviço de Saúde mais próximo. Mantenha o animal amarrado para poder observa-lo durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva;
Prevenção - é dever do cidadão: VACINE ANUALMENTE TODOS OS ANIMAIS DA PROPRIEDADE.

Assessoria

17/02/2023