Notícias

Campo Bonito - Secretaria de Esporte e Turismo realiza visita técnica ao “Caminhos de Peabirú” em Pitanga - Pr

`

A Secretaria de Esporte e Turismo juntamente com os membros do Conselho Municipal de Turismo de Campo Bonito realizaram no sábado 21/01 uma visita técnica em locais que guardam resquícios históricos do Caminho de Peabirú.

 

O município de Pitanga possui lugares que guardam uma riquíssima história da america do sul, com museus e resquícios históricos. A Secretaria e o Conselho foram recepcionados pelo Diretor de Turismo de Pitanga, Charles, e posteriormente visitaram o Sr. Clemente Gaioski, historiador da região e conhecedor dos Caminhos de Peabiru, que apresentou cada espaço contando a história detalhadamente, mostrando exemplos que concretizam os fatos.
“Caminhos de Peabiru” O que é?
Os primeiros portugueses, quando chegaram por aqui, ouviram dos índios histórias sobre um caminho que ligava o Oceano Atlântico a um lugar descrito como os Andes. Ele ia de São Vicente, litoral paulista, à Cusco, no Peru. Existiam também outros ramais, partindo de Cananeia, também em São Paulo, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Esse caminho atravessava os limites territoriais do Brasil até chegar ao Peru, ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, passando por matas, rios, pântanos e cataratas com uma extensão de três mil quilômetros, aproximadamente.
O objetivo vai além de adquirir conhecimento, é vivenciar a experiência proporcionada através dos espaços que preservam a história viva, sendo assim, mapear objetos e artefatos indígenas, com possibilidades de fazer um trajeto de caminhada lembrando os caminhos de Peabirú.

Assessoria

24/01/2023