Notícias

Catanduvas - IX Conferência Municipal Dos Direitos Da Criança E Do Adolescente

`

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta segunda-feira, 12 de dezembro, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Centro Cultural Roseli R. M de Oliveira.

 

A Conferência mobilizou a participação de representantes do Poder Público, Entidades, Crianças e Adolescentes e Sociedade Civil com objetivo de refletir e debater sobre a infância e a adolescência, contribuindo para o aperfeiçoamento e implementação da Política da Criança e do Adolescente.
O evento contou com a palestra da Psicóloga LUCIMAIRA CABREIRA, com o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” e na sequência foram debatidas propostas de ações dos eixos temáticos: Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia. Eixo 2:
Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19. Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia. Eixo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário. Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19. Estas propostas serão encaminhadas a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos gestores das pastas municipais para que assim seja verificado a viabilidade da execução.
Também foi eleito um delegado e um suplente, representante do Conselho Tutelar para participar Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em junho de 2023 em Curitiba/PR.
Durante a realização do evento, houve a apresentação artística da Oficina de Danças Urbanas do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvidas pelo CRAS.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente agradece a participação de todos neste evento.

Assessoria

21/12/2022