Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Programa de recuperação de Nascentes teve início pelo Núcleo Universal dos Paraguaios

`

O projeto terá a Engie Brasil como parceira numa ação que pretende recuperar 200 nascentes no município

 

A secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos lançou na última sexta-feira (16), programa de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”. A ação tem como objetivo recuperar 200 nascentes no município de Espigão Alto do Iguaçu. Com isso, promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
Falando a reportagem o prefeito Agenor Bertoncelo disse da importância de colocar em prática esse programa. “A recuperação de nascentes evita que o município venha ter que fazer investimentos em poços artesianos, onde muitas vezes as perfurações chegam a mais de 100 metros de profundidade e muitas vezes não se encontra água potável. Os levantamentos técnicos mostraram que o município possui forte potencial de reservas de águas, que podem ser utilizadas via recuperação e preservação destas nascentes”, enfatizou Bertoncelo.
BERÇO DE ÁGUAS
O programa teve início pela comunidade do Núcleo Universal dos Paraguaios, onde os técnicos ambientais da prefeitura pretendem recuperar dez nascentes, que deverá fornecer água de qualidade para mais de 100 famílias, ligada a Agricultura Familiar. Estão a frente dos trabalhos a Engenheira Ambiental, Tatiane Negoceki, Rogério Wieczorkowski e Ladislau Stachelski. Alunos da escola municipal do Distrito da Boa Vista de São Roque fizeram o plantio de flores e mudas nativas, entre elas de Erva Mate.
QUALIDADE DE VIDA
Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação de água e de proteção das nascentes nas propriedades rurais, no município de Espigão Alto do Iguaçu. O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas.
O coordenador de projetos ambientais da Engie Brasil Energia, Clóvis Tozin, disse que considera o projeto de suma importância, onde a Engie Brasil vem atuando em vários municípios da região. “A recuperação e preservação de nascentes faz parte das políticas ambientais e educacionais da Engie, envolvendo crianças e a sociedade em si. Já são mais de 1,5 mil nascentes recuperadas nos municípios lindeiros. Essa água vai dar mais qualidade de vida aos agricultores e depois chegar aos reservatórios das usinas hidrelétricas ligados a empresa”, observou Clóvis. Destacando que as nascentes em Espigão Alto são afluentes do Rio Iguaçu.
Análises laboratoriais demonstram que a grande maioria das fontes de captações de águas de nascentes estão contaminadas de coliformes fecais em níveis superiores aos permitidos para o consumo humano. Por isso a importância do isolamento das áreas que possuem nascentes naturais.
COMUNIDADE
Representando a comunidade do Núcleo Universal dos Paraguaios, Claudemir Pereira comentou que a recuperação das nascentes na comunidade é uma benção de Deus, pois uma única fonte poderá ser utilizada por diversas famílias. “Com ajuda da prefeitura e da Engie vamos recuperar todas as nascentes no nosso entorno. Uma ação de suma importância para comunidade e a natureza”, frisou.
O agricultor assentado, Antonio Carlos Ferreira, contou a reportagem que havia um temor com os poços de água abertos, que oferecia perigo as famílias, onde poderia ocorrer tragédias principalmente envolvendo crianças. “Hoje me sinto feliz por estarmos sendo lembrado pelo prefeito Agenor, nesta parceria com a empresa Engie. Com esta preservação vamos ter uma água de melhor qualidade e protegida. Fico agradecido a todos pela iniciativa neste programa”, pontou o agricultor.
PALESTRANTES
O evento técnico contou com as palestras do Engenheiro Ambiental ligado a prefeitura de Guarapuava, Amarildo Freder e do Engenheiro Agrônomo, Luiz Carlos Zerbielli, ligado a empresa Erva Mate Verdelandia.
Prestigiaram o evento o Engenheiro Ambiental Guilherme Pietrowski Mendes (Engie Brasil), vice-prefeito José N. Zgoda, secretários municipais, presidente da Câmara de Vereadores, Edimir Czechoski “Chuvisco”, vereadores: Rogério Porca Véia, Nelson Suldovski “Juca” e Renê Fernandes “Rentio”. Além de professores e alunos da escola municipal do Distrito da Boa Vista.

Assessoria

20/12/2022