Notícias

Seminário premia Laranjeiras do Sul pela experiência de sucesso em Atenção Primária na área da saúde

`

Depois de três dias de palestras, apresentações e troca de experiências, o evento Saúde em Campo, realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, e promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chegou ao fim nesta quinta-feira (08). Durante o encerramento, os profissionais acompanharam apresentações técnicas sobre o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, documentos que organizam o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).


Aproximadamente 2 mil pessoas, entre gestores e técnicos de saúde dos 399 municípios do Paraná, debateram as linhas de cuidados prioritárias instituídas pela Sesa durante a gestão 2019/2022: Materno Infantil, Pessoa Idosa, Saúde Mental, Saúde Bucal, Pessoa com Deficiência e Condições Crônicas. A comissão organizadora do evento também premiou 12 experiências exitosas praticadas nos municípios, envolvendo temas da Atenção Primária e Ambulatorial Especializada, das 93 inscritas para o evento.

Laranjeiras do Sul conquistou o prêmio com a Experiência: Organização do processo de territorialização, agendamento e acompanhamento das subpopulações. Trata-se de um trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Básica de Saúde do Jardim Iguaçu, junto com a coordenação de Atenção Primária e com apoio da secretaria municipal de saúde. Desde o início de 2022 toda equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família), juntamente com a tutora e equipe, participaram de Workshops e oficinas voltadas na organização do processo de trabalho. A partir de então foram implementadas estratégias para melhorar o monitoramento e acompanhamento da população.

Entre as ações, estão: Formação do Colegiado Gestor Municipal do Planifica SUS; Elaboração do Plano de Ação monitorado pelo colegiado; Atualização da territorialização (levantamento dos grupos de risco e construção do novo mapa do território); Estratificação de risco das subpopulações (diabéticos, hipertensos, crianças, gestantes, idosos e saúde mental) no instrumento do drive facilitando o monitoramento pela equipe; Elaboração de instrumento para acompanhamento da situação vacinal de toda população adscrita; Agendamento de consultas com todos os profissionais, e agendamento por bloco de horas para consultas médicas, entre outros. 

O objetivo é qualificar o processo de trabalho, melhorar o acesso da população, garantir estratificação de risco visando a equidade no atendimento e manter os indicadores de saúde com bons resultados. “O trabalho está apenas iniciando, mas já colhemos bons frutos, como a escolha da nossa experiência exitosa para representar a Macro Leste e a 5ª Regional de Saúde, a qual foi apresentada e premiada no 1° Encontro Estadual do Planifica SUS em Curitiba”, afirmou a tutora do município enfermeira Priscila Batistel. 

Além do secretário de Saúde, Valdecir Valicki, estiveram participando do encontro em Curitiba a enfermeira da Unidade do Jardim Iguaçu, Camila Stein, a enfermeira e chefe do setor de epidemiologia do município, Patrícia Massuqueto e a Agente Comunitária de Saúde, Elisangela Fátima Brechmz. 

Assessoria

12/12/2022