Notícias

Foi realizado em Cantagalo a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

`

No dia 01/12/2022, o COMCRIA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas dependências do Clube do Vovô . O evento contou com a presença do prefeito João Konjunski, do vice-prefeito Rocha Ribas, secretária municipal de Assistência Social Claudia Konjunski, do presidente do COMCRIA de Cantagalo Sandro Baldissera , dos secretários municipais de Educação, Agricultura e Finanças: Vera Lazaretti, Isaac Abreu e Osvaldo Okonoski.

 

A conferência também contou com a presença do legislativo municipal Claudio Friguetto, Vera Lucia Silva e Francisco Jr Piantkoski e Ciro Abreu.
Os membros do Conselho Tutelar Júlia, Leandro, Elenice e Gilmar Staidel também marcaram presença na mesma.
A conferência, que é realizada de dois em dois anos, precisou ser adiada em 2020 em função da pandemia da covid-19, e neste ano reuniu alunos das redes municipal, estadual, Apae, e Pastoral da Criança debatendo o tema central: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O objetivo da conferência é a mobilização dos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos – SGD, como crianças, adolescentes e a sociedade para construir propostas direcionadas para afirmar o princípio da proteção integral nas políticas públicas. Durante a VIII Conferência, foi promovida ainda ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia. As metas desenvolvidas durante a conferência foram voltadas a apontar desafios que necessitam de enfrentamento para que todos os envolvidos tenham acesso às políticas sociais, visando à democratização e o enfrentamento as violências.
A palestra foi ministrada pela Assistente Social Luciane Martini que trouxe dados importantes sobre a situação das crianças e adolescente pós pandemia a nível nacional.
A Secretária de Assistência Social Cláudia Konjunski afirmou durante o evento “o direito a uma vida saudável e plena das crianças depende da família, em primeira instância, depois da sociedade em geral, do poder público, dos parceiros e da justiça, trabalhando de forma integrada, avançando com paciência, passo a passo, na consolidação desses direitos”
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL "FAZENDO MAIS POR VOCÊ"!

Assessoria

02/12/2022