Notícias

Três Barras - 2º Seminário De Enfrentamento À Violência Contra Mulher Trabalha Os Diferentes Aspectos De Violência Familiar

`

Realizado na tarde de sexta-feira (25) em Três Barras do Paraná, o 2º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, é um trabalho integrado entre Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS e Ministério Público.

 

O principal objetivo do encontro foi mostrar os diferentes aspectos de violência contra a mulher. Na abertura do seminário o prefeito Gerso Gusso, falou sobre a importância deste debate para sociedade e para as famílias, destacou também que a administração é parceira e presta todo o apoio para que possamos reduzir este índice de violência contra a mulher.
A Companhia Teatral Cenatrupe, apresentou o espetáculo Berenice em Diversas Faces, onde conta a história da mulher através das gerações, situações que a mulher brasileira enfrentou. O teatro mostrou como a mulher era tratada em cada década em algumas situações a mulher era até presa, caso não cumprisse as leis da época. Demostrou também que ainda hoje a mulher enfrenta algumas restrições e que há muito a lutar.
Segundo a Promotora de Justiça do Estado do Paraná Dra. Andrea Frias, esse é um tema bastante sério e que precisa ser debatido, o intuito é provocar reflexões sobre a relação entre o machismo e a violência contra a mulher, trazendo um novo olhar sobre a prevenção da violência doméstica familiar.
A Dra. Julyeth Alamini dos Santos que é Promotora de Justiça do Estado e atualmente atua na Comarca de Catanduvas, salientou que o enfrentamento de violência contra a mulher é um caminho longo, um processo demorado, mas está sendo realizado com empenho para que se possa construir uma sociedade digna de cidadãos iguais. Em sua fala a Dra. Julyeth também chamou a atenção do alto índice de violência contra a Mulher.
Neste momento é necessário mudar a cultura com leis, mas também com ações do cotidiano. A mulher tem que tomar o seu espaço na sociedade e ser respeitada, por isso a importância da denúncia, não somente as pessoas que estão sofrendo violência, mas também para aquelas que sabem de violência e que podem denunciar.

Assessoria

29/11/2022