Notícias

Guaraniaçu - Programa “Justiça E Cidadania Também Se Aprendem Na Escola”

`

Programa desenvolvido pelo Poder Judiciário da Comarca de Guaraniaçu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O encontro contou com a presença além do Poder Judiciário, Sra. Juíza da comarca, Dra. Regiane Tonet dos Santos, a Dra. Mariana Zini, representando a OAB Paraná (Ordem dos Advogados do Brasil), também o chefe do Executivo Municipal, prefeito Osmário Portela e vice, José Gracioso, representando os Legislativo Municipal, o presidente vereador Carlos Roberto Ferreira (Carlão do Guaporé), e ainda as policias Civil e Militar, Delegado Bruno Falci e policial Renato, Sargento Ribeiro e Cabo Custodio.

 

Neste 2º Trimestre de 2022, as Escolas Municipais desenvolveram o Programa “Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola”, nas turmas de 5º ano.
Os professores elaboraram plano de aula contemplando os conteúdos elencados no planejamento do 2º trimestre do 5º ano, utilizando as cartilhas recebidas do Poder Judiciária como recurso. Cada aluno recebeu duas cartilhas: 1ª Cartilha da Justiça e a 2ª Brasilzinho Cidadania. As cartilhas apresentavam linguagem simples, com ilustrações infantis e lúdicas, adequadas para todas as idades e graus de escolaridade.
Para a finalização do trabalho realizado em sala de aula, cada escola organizou com sua turma produção final, que poderia ser produção de texto, música, peça teatral, parodia, entre outras.
As escolas entregaram a Equipe Pedagógica da SEMED, relatório do desenvolvimento do projeto, fotos dos alunos realizando as atividades e a produção final selecionada pela escola. Coube a Equipe Pedagógica da SEMED, realizar a seleção das melhores produções entregues pelas escolas. As produções ganhadoras foram premiadas com medalhadas neste dia 25/11, onde os alunos fizeram uma visita ao Fórum da Justiça da Comarca de Guaraniaçu, para que, além de conhecer o espaço, recebessem informações sobre as funções e a composição do Poder Judiciário de forma prática e eficiente, por meio de palestras das autoridades convidadas.
Créditos: Fabiane Santos, Secretária da Educação e Cultura

Assessoria

29/11/2022