Notícias

Concurso Agrinho premia professora de Laranjeiras do Sul com carro zero km

`

 A professora Ana Karoline Machado, da escola Municipal Aluísio Maier, de Laranjeiras do Sul, foi a vencedora do Concurso Agrinho e ganhou um carro zero km (Fiat Moby) como prêmio. A entrega da premiação aconteceu na segunda-feira, 07, no Expotrade Pinhais na região metropolitana de Curitiba. 


O Projeto apresentado pela professora laranjeirense “Agentes do Futuro: Promovendo Ações Sustentáveis”, efetivou práticas sustentáveis no cotidiano dos alunos da turma de 5º Ano. “A ideia surgiu, pois, a maioria dos alunos têm noção parcial sobre o assunto, porém, ainda não materializavam essas práticas no seu dia a dia. Por meio de metodologias ativas, foi possível perceber que os alunos se tornaram protagonistas do projeto, desenvolvendo 20 ações que permitiram desenvolver um senso de responsabilidade e consciência ambiental, não só na escola, como na comunidade em que estão inseridos”, afirmou a professora.

O projeto interage com questões relacionadas à redução do consumo excessivo de água, reciclagem, redução do uso de papel em sala de aula, reativação da horta e principalmente com a importância de refletir antes de consumir excessivamente. “Para mim, significa muito [estar entre as vencedoras] porque foi um momento em que eu passei a mudar minha postura como pessoa a partir do projeto. Então, o projeto não muda só a vida do aluno. Muda a vida dos professores também”, concluiu a professora.

O Programa Agrinho, programa estadual de incentivo à educação é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e governo do Estado do Paraná. O objetivo do programa é levar para as escolas uma proposta pedagógica baseada em visão complexa e na pedagogia da pesquisa. A iniciativa leva informações sobre saúde, cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. Todos dispostos em materiais didáticos criados por especialistas e que incentiva as pesquisas. 

Assessoria

09/11/2022