Notícias

Laranjeiras do Sul realizou a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

`

 


Promovida pela Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), nesta sexta-feira (04), foi realizada, no auditório da ACILS (Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul), a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Laranjeiras do Sul. O evento teve como tema central, “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A palestra Magna foi proferida pela Jacinta Imig, com experiência na área de Serviço Social. 

A secretária de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Regiane Castro, ressaltou que este evento é de extrema importância, pois além da temática abordada, é a Conferência com o maior número de pessoas presentes. “Este evento é um dos mais importantes que já desenvolvemos até agora. Além da temática ser de extrema importância, vivemos em um momento pós-pandemia e queremos entender os desejos desse público. Fico muito feliz, pois acredito que este é o caminho para construirmos um futuro com dignidade para eles”, ressaltou a secretária. 
  
O evento foi realizado das 13h às 17h. Durante a Conferência, foram abordados e discutidos cinco eixos relacionados à temática, como: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da COVID-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, considerando o cenário pandêmico e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da COVID-19. 
 
No final, foram escolhidos os delegados titulares e suplentes que irão representar Laranjeiras do Sul, na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá em Curitiba no mês de junho e 2023. O Delegado titular foi Maria de Lurdes Pereira Matoso e como suplente Lindamir Aparecida Teston Kurylo, ambas conselheiras tutelares. 

Estiveram presentes na Conferência, servidores municipais, representando o ministério público, o promotor de justiça, Felipe Salomão, a juíza da Vara Criminal, Família, Infância e anexo da Comarca de Laranjeiras do Sul, Daniana Schineider, além do Juiz Substituto Andrei José Campos, entidades socioassistenciais, e ainda os alunos de escolas municipais e estaduais de Laranjeiras do Sul.

Assessoria

07/11/2022