Notícias

Secretaria Municipal De Educação De Catanduvas Disponibiliza Formação De Alfabetização Matemática Para Professores.

`

No dia 04/10 (terça-feira), aconteceu na sala do Memorial da Revolução de 1924, a primeira etapa da formação de matemática do Programa EDUCA JUNTOS, para os professores do 1º ao 3º ano da rede municipal de ensino, sendo ministrada pelas professoras Sandra Corso Pasa e Debora de Oliveira Ramos dos Santos. Através do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, as professoras Sandra e Debora, tiveram formação específica com a autora do material de apoio pedagógico, a Professora Doutora Ana Ruth Starepravo, que será trabalhado em sala de aula. O material foi planejado para ser utilizado nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, mas também permite seu uso na Pré-escola, bem como no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, conforme a realidade e necessidade de cada instituição.

 

A formação é uma das ações do programa, e propõe a Alfabetização Matemática por meio de jogos e brincadeiras, Sequências Didáticas, Formulação e Testagem de Hipóteses e Resolução de Problemas. Apresenta ainda a aprendizagem da Matemática a partir do que as crianças já sabem, fortalece a interação das crianças com o conhecimento e a conceitualização do real.
O Programa Educa Juntos, foi implementado por meio do Decreto Estadual n.º 5.857 /05/10/2020, em Regime de Colaboração entre o Estado do Paraná e seus Municípios. O programa apresenta a proposição em estabelecer estratégias que contribuam para a aprendizagem dos estudantes paranaenses.
A etapa final do curso Alfabetização Matemática, será realizado no mês de novembro de 2022, com apresentação dos trabalhos realizados pelos professores em sala de aula neste período.

Assessoria

21/10/2022