Notícias

RIO BONITO - Outubro Rosa. Um Momento Especial Onde As Mulheres Priorizam Cuidar Da Saúde

`

 Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização do câncer de mama. A mobilização teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, a partir de uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuía laços na cor rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. No Brasil a primeira manifestação aconteceu em 2002. Seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

O objetivo da campanha Outubro Rosa é principalmente a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção do câncer de mama. O principal foco das ações realizadas são as mulheres, para que conheçam essa doença, saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer para preveni-la. Além de conscientizar toda a sociedade, uma vez que com essa ação conjunta, familiares, amigos, grandes marcas, órgãos públicos e empresas ajudam no alerta ao público feminino.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, sendo maiores nos países desenvolvidos.
No Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil.
O DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS. VOCÊ SABE QUAIS OS SINTOMAS?
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Lembrando que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Os fatores de risco são diversos, e estão relacionados ao desenvolvimento como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
Sendo assim, a prevenção ainda é o melhor caminho, e alguns resultados positivos já podem ser percebidos nas ações de controle.
Ações preventivas reforçam a relevância do diagnóstico precoce do câncer de mama e incentiva medidas práticas como check-up com o ginecologista. Encoraja mulheres que sentem medo de realizar consultas e exames, empodera aquelas que estão na luta contra o câncer, mostra que muitas mulheres já venceram a doença. Informa aquelas que tiveram o diagnóstico da doença, mas não sabem sobre as possibilidades de tratamento, conscientiza e quebra tabus em toda a população e revela a importância do apoio psicológico nessa jornada.
Vamos cuidar da sua saúde? Procure uma unidade de atendimento para maiores esclarecimentos, participa você também dessa campanha!
Horários estendidos de atendimento na UBS Central nas datas de 18,19 e 20 de Outubro de 2022, das 17h às 20h.
Campanha Outubro Rosa 2022, UBS Central dia 15 de Outubro de 2022 das 8h às 17h.
DAIANE DORIGONI - PSICÓLOGA

12/10/2022