Notícias

Laranjeiras - Secretaria de Assistência Social está oferecendo capacitação sobre Escuta Especializada

`

Pensando em garantir maior proteção às crianças e às adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e Segurança da Família, está oferecendo uma capacitação sobre Escuta Especializada. O curso está sendo ministrada por Daniela Zeponi, Psicóloga Judiciária no Tribunal de Justiça do Paraná e idealizadora da Comunidade Heróis da Escuta. A capacitação começou nesta segunda-feira, 10, e prossegue nos dias 11 e 13 outubro e está acontecendo no Cine Teatro Iguassu. 


O objetivo é capacitar os profissionais, que trabalham nestas áreas, para cuidarem das crianças e dos adolescentes que sofrem com a violência seja em casa, na comunidade ou na escola. Assim, estes servidores estarão aptos a prestarem um serviço de qualidade em prol da escuta especializada, atuando na garantia de direitos da criança e do adolescente vítimas ou testemunhas de violência, por meio de medidas de assistência e proteção para as que mais precisam.

A formação dos profissionais em Escuta Especializada segue o preconizado pela Lei Federal nº 13.431, de 4 de abril de 2017. O objetivo dela é evitar questionamentos, que podem levar a criança ou adolescente a mudar os relatos dos quais foram testemunhas ou vítimas, assim como não fazê-los relembrar exaustivamente da situação de violência pela qual passaram, revivendo assim o trauma.

A capacitação tem uma carga horária de oito horas diárias. É exclusivo para profissionais de Laranjeiras que atuam diretamente com crianças e adolescentes, com perfil para realização da escuta especializada e crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, como pedagogas, professores, psicopedagogas, psicólogas, assistentes sociais, advogados, agentes de segurança pública, Promotores, Juízes, entre outros. 

Para a Secretária de Assistência Social e Segurança da Família, Regiane Castro, esse tipo de atividade é muito importante. "A capacitação está tendo uma grande relevância para os profissionais da Rede, pois está proporcionando esclarecimentos e interpretações das legislações referentes à criança e ao adolescente, no qual todos podemos compreender os papéis específicos de atuação de cada profissional dentro da Rede de Proteção", acrescentou a secretária.

Também estão apoiando o evento, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do município.

Assessoria

12/10/2022