Notícias

Laranjeiras - Dia Internacional da Terceira Idade é celebrado com palestra sobre saúde e qualidade de vida da Pessoa Idosa

`

Em comemoração ao Dia Internacional da Terceira Idade, a prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e Segurança da Família, promoveu nesta sexta-feira, 7, no Clube Rancho Alegre o 1º Encontro em comemoração ao Idoso. O objetivo do encontro foi integrar as pessoas da terceira idade de Laranjeiras do Sul e ao mesmo tempo, passar carinho, cuidado, respeito e atenção a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família. 

 


O evento teve o apoio do CRAS, CREAS, Conselho Municipal do Idoso, Projeto Arte e Movimento e Centro Universitário Campo Real. 
Dentro da programação, que foi realizada no Clube Rancho Alegre, tivemos a apresentação do projeto Arte e Movimento. A palestra magna, foi proferida pela Dra. Orjana Scheyla Gadotti, ela que é especialista em geriatria e falou ao público presente sobre a saúde do idoso e a qualidade de vida na terceira idade. Já a Campo Real, realizou SPA das mãos e aferição de pressão. No encerramento do encontro, foi servido lanche. 

Dia da Pessoa Idosa
 O Dia da Pessoa Idosa era comemorado no dia 27 de setembro, pois em 1999 a Comissão pela Educação do Senado Federal instituiu a data para gerar reflexão sobre a situação da pessoa idosa na sociedade. Porém, no dia 1º de outubro de 2003, por meio da aprovação da Lei n° 10.741, foi instituído o Estatuto do Idoso e, com isso, em 2006 foi criada outra lei para transferir a comemoração do Dia da Pessoa Idosa para 1º de outubro.
 
A idealização do evento surgiu a partir da necessidade de transmitir conhecimento sobre a longevidade humana. Atualmente, considera-se que o tempo máximo de vida do ser humano é 125 anos, com o aumento deste número, surge a necessidade de olharmos para as pessoas idosas de outra maneira, entendendo que apesar do tabu estabelecido sobre a velhice, é possível continuar com uma vida ativa, saudável e feliz na Terceira Idade.

Assessoria

10/10/2022