Notícias

Laranjeiras do Sul - Unidades de Saúde vão intensificar atendimentos para mulheres no mês de luta e prevenção do câncer de mama

`

 A Secretaria Municipal da Saúde vai intensificar o atendimento para mulheres nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todo o mês de outubro. Serão realizados os exames preventivos de colo de útero (papanicolau) e solicitações para exames de mamografia. As ações integram a Campanha Outubro Rosa.


“A campanha é um marco mundial e precisamos dessas ações para alertar as mulheres sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, as doenças mais incidentes entre a população feminina brasileira. Precisamos manter o autocuidado e os exames em dia”, declarou a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Priscila Batistel.
 
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, o exame Papanicolau deve ser disponibilizado às mulheres com vida sexual ativa, prioritariamente àquelas da faixa etária de 25 a 64 anos, definida como a população-alvo. Essa faixa etária é justificada por ser a de maior ocorrência das lesões pré-malignas de alto grau, passíveis de serem efetivamente tratadas e não evoluírem para o câncer.

Já as mamografias são solicitadas para mulheres a partir dos 40 anos de idade, sem fator de risco para câncer de mama. A rotina de rastreamento é de exames a cada dois anos para pacientes com resultado normal.
 
Programação
Dia: 08/10
Atividade: coleta de preventivos com agendamento prévio
Local: Unidades de Saúde da Barão do Rio Branco, Água Verde, Presidente Vargas, Celeste e Monte Castelo
Horário: 8h às 17h

Dia: 22/10
Atividade: coleta de preventivos com agendamento prévio
Local: Unidade de Saúde da Barão do Rio Branco, Cristo Rei, Celeste e Jardim Iguaçu
Horário: 8h às 17h

Dia: 29/10
Atividade: coleta de preventivos com agendamento prévio
Local: Unidade de Saúde do Presidente Vargas
Hora: 8h às 11h30

Já no período de 10 a 24 de outubro, a Unidade de Saúde do Bairro Cristo Rei, estará com atendimento estendido das 17h às 19h, somente para este procedimento.

Assessoria

04/10/2022