Notícias

Laranjeiras - SEMUSA presta contas do segundo quadrimestre de 2022 à Comissão de Saúde

`

A Comissão de Saúde da Câmara de Laranjeiras do Sul realizou no dia 30 de setembro, no Palácio do Território Federal do Iguaçu, uma Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) referente ao segundo quadrimestre de 2022. A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da saúde devem, a cada quatro meses, prestar contas das atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas.

 


Conforme os dados apresentados pelo Secretário de Saúde, Valdecir Valicki, no período foram mais de 28 mil consultas médicas, 114 mil procedimentos realizados nas unidades pelas equipes de enfermagem e odontologia, 44 mil visitas de agentes de saúde e endemias, 1,9 milhões de medicamentos dispensados, 566 internamentos de urgências, 133 internamentos para cirurgias eletivas, 24 mil exames realizados, 21 mil vacinas aplicadas, 164 nascimentos registrados e 103 óbitos, sendo 4 por complicações da covid-19.

Os servidores da prefeitura ainda apresentaram o resultado do cumprimento dos indicadores da pactuação federativa no quadrimestre, sendo que a maioria ficou dentro dos parâmetros da meta no período. Segundo os dados, apenas a cobertura vacinal apresenta fragilidade, não atingindo 95%. Por fim, o vereador Rodrigo Scheis informou a entrada de uma indicação sugerindo que os hospitais forneçam aos usuários atendidos um comprovante contendo data e horário de recepção, triagem e atendimento dos pacientes.

Presenças - Estiveram presentes na Audiência de Prestação de Contas os membros da Comissão da Saúde, presidente Valeide Scarpari; o relator, vereador Rodrigo Scheis e o secretário, Ademilson Moraes-Bico. Além do Secretário Valicki, participaram do ato o Diretor da Casa, Júnior Gurtat e representando a Saúde, as servidoras Marinilce Mariano Dobbins, Patrícia Massuqueto, Priscila Baptistel e Suzamara Batista.

Assessoria

04/10/2022