Notícias

Praça Municipal de Três Barras é palco de grandiosa Missa Crioula

`

No dia 20 de setembro de 1835 foi o início da Revolução Farroupilha. Esta data é celebrada por todos os gaúchos e tradicionalistas espalhados pelo país. 

 

E para não deixar a chama crioula se apagar, na noite desta terça-feira (20), a praça municipal de Três Barras do Paraná, foi palco de uma grandiosa Missa Crioula, organizada pelo Grupo de Dança CTG Presilha dos Amigos, e rezada pelo pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Odair.

A missa contou com a presença da primeira dama do município, Cristina Gusso, do vice, Nerceu de Souza, dos secretários, do patrão do CTG, Fernando Pauli, de tradicionalistas e da comunidade em geral. 

Entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula está o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: “a guerra entre Maragatos e Chimangos. Durante a celebração, também, foram apresentados vários objetos, que representam a tradição gaúcha e sua história. 

A “Missa Crioula” é uma missa católica adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. Ela tem o mesmo sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denominação de Missa Crioula.

 



 

Assessoria


22/09/2022