Notícias

Laranjeiras do Sul alcança 72,6% da meta de vacinação contra pólio

`

 

 
 
Com 1.547 doses aplicadas, Laranjeiras do Sul atingiu nesta semana 72,6% da meta de vacinar 2.130 crianças com idade entre 1 ano a menores de 5 anos contra a paralisia infantil. Faltam ainda se vacinar, 583 crianças. Para o secretário municipal da saúde, Valdecir Valicki, os números são favoráveis, mas é preciso uma maior conscientização dos pais para a cobertura vacinal chegar o mais próximo possível dos 95%, percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde para manutenção da erradicação da doença.

A vacina contra a pólio está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Laranjeiras do Sul. Com o objetivo de aumentar a adesão a essa importante proteção à saúde de nossas crianças, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o dia 30 setembro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

A multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade, também foi prorrogada. “Por este motivo, fica aqui o nosso apelo aos pais ou responsáveis que se dirijam até uma das salas de vacina do município para deixar em dia o cartão vacinal de seus filhos, com a finalidade de evitar a reintrodução de doenças como a poliomielite, já erradicada em território brasileiro”, afirmou Valicki.

Uma análise da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em 2021 identificou que o Brasil é um dos países da América com alto risco reintrodução do vírus da poliomielite, ao lado de outros cinco países (Bolívia, Panamá, Paraguai, Argentina e Equador). Quatro apresentam situação de risco muito alto: Haiti, Venezuela, Peru e República Dominicana.

NÚMEROS DE LARANJEIRAS DO SUL ATÉ SEXTA-FEIRA, 16
População: 2.130
Doses aplicadas: 1.547
Cobertura vacinal: 72,6%

COBERTURA POR UNIDADE DE SAÚDE
Monte Castelo: 110
Presidente Vargas: 276
Cristo Rei: 159
Água Verde: 187
Centro: 436
Jardim Iguaçu: 92
Celeste: 287

Assessoria

16/09/2022