Notícias

Rio Bonito - Prevenção De Doenças No Ambiente De Trabalho

`

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, junto com os responsáveis pela Saúde do Trabalhador do Município, está desenvolvendo ações para prevenção de doenças e promoção da saúde voltadas ao trabalho. Com isso, essa semana será abordado o assunto sobre o agravo ocupacional que acomete muito o trabalhador em seu cotidiano profissional, conhecidas como:

 

•Lesão por Esforços Repetitivos (LER)/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)
O trabalho existe desde o aparecimento do primeiro homem e assumiu diferentes dimensões ao longo da história. Os primeiros relatos demonstrando a preocupação com a saúde dos trabalhadores foram feitos no século XVII. O trabalho faz parte de nossas vidas desde o nascimento de nossos primeiros ancestrais.
A área da saúde do trabalhador é ampla e complexa, abrangendo a prevenção de todas as disfunções relacionadas ao emprego, acidentes e doenças elencadas ao trabalho. O campo inclui todos os aspectos relacionados às interações entre trabalho e saúde e todos os aspectos do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Com determinantes que direcionam para riscos e agravos a saúde do trabalhador, entre eles estão: Fatores econômicos, prevenção, tecnologias, condicionantes sociais e organizacionais que são responsáveis pelas condições de trabalho e de vida do profissional.
E com isso surgiu novas doenças ocupacionais relacionadas a riscos ergonômicos e posturais, em 1980 com o avanço tecnológico e difusão da informática nas empresas brasileiras surgiu também as doenças de Lesão por Esforços Repetitivos (LER), e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
LER/DORT Doenças ou distúrbios do sistema musculoesquelético, atingem estruturas como músculos, tendões, nervos e líquidos articulares, principalmente do pescoço e membros superiores. Essas lesões são causadas pela repetição excessiva de movimentos ou postura inadequada, causando dores crônicas que tendem a piorar com o tempo ou dos anos, é um termo genérico que se refere a distúrbios ou doenças do sistema musculoesquelético.
A LER não deve ser confundida com um desconforto passageiro, uma entorse ou um trauma. Ocorre muito da LER estar relacionada com a DORT. Mas a primeira pode não ocorrer necessariamente no ambiente de trabalho e a segunda refere-se apenas ao cotidiano profissional que envolvem fatores como pessoais físicos, ambientais emocionais, pessoais emocionais e ambientais físicos.
Doenças relacionadas a LER/DORT: síndrome do túnel, tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, dedo em gatilho, mialgias, síndrome do pronador redondo, mialgias, lombalgias, dentre outras.
Tratamento: Repouso das estruturas acometidas, cirúrgico, sessões de fisioterapias, medicamentoso com orientação médica.
Cuidados: Fazer intervalos após muito tempo de esforço repetitivo, ingerir bastante água, ergonomia correta, ginastica elaboral, atividade física, boa noite de sono, evitar trabalho intenso, mobiliário adequado.
Marcelo Fensterseifer – Enfermeiro do Trabalho

Assessoria

14/09/2022