Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Conferência debate violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes

`

A secretaria municipal de Assistência Social de Espigão Alto do Iguaçu realizou na última semana a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A palestra foi ministrada pela Assistente Social do SESC Cascavel, Luciane Martini, cujo tema debatido foi: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

 

De acordo com a secretária Sanda Bertoncelo a conferência é um importante Fórum Municipal de debates sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente, como instância deliberativa e paritária, entre governo e sociedade civil. “Atual gestão tem sido sensível nesta causa, para isso são incentivados cursos de aperfeiçoamento dos profissionais no setor, além do reforço da equipe com psicóloga, outros profissionais e projetos sociais”, frisou Sandra Bertoncelo. 

O evento contou com apoio do Cras e Conselho Tutelar. A presidente do Conselho Municipal, Isabel Bertoncelo destacou na sua fala aos presentes que a conferência tem como objetivo geral mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências, considerando a diversidade do município de Espigão Alto do Iguaçu. 

SERVIÇOS DE PREVENÇÃO E RESPOSTA À VIOLÊNCIA

Dados do UNICEF recentes apontam que o país precisa, com urgência, adotar medidas efetivas de prevenção e resposta a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes por meio de ações que combatam a normalização das violências, capacitação de profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, trabalho com polícias para a prevenção das violências, permanência das crianças e adolescentes nas escolas, sensibilização de meninos e meninas sobre seus direitos, responsabilização dos perpetradores de violências, investimento no monitoramento e geração de evidências.

Prestigiaram a evento os conselheiros tutelares, presidente da Câmara de Vereadores, Edimir Czechoski “Chuvisco”, secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, Vereador Rogério Porca Véia, Alcindo Penso (IDR-Paraná).

Assessoria


12/09/2022