Notícias

Laranjeiras - Prazo prorrogado para campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e outras doenças

`

 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica informa que foi prorrogado até o dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O motivo é a baixa adesão dos grupos-alvo, e, respectivamente, os resultados alcançados de coberturas vacinais.


O Paraná registrou queda nos números gerais de vacinação, principalmente em crianças e adolescentes, entre 2019 e 2020, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). Pelo menos 10 vacinas sofreram redução, entre elas está a vacina contra a poliomielite.

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a doença é contagiosa, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos mais graves leva à paralisia dos membros inferiores. Os órgãos de saúde ressaltam que a vacinação é a única forma de prevenir a doença e todas as crianças devem ser imunizadas.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas de acordo com a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já as crianças de 1 a 4 anos devem ser imunizadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina do esquema básico.

DADOS
Até o dia 05 de setembro, dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde, mostra que foram vacinadas em Laranjeiras do Sul, 1.276 crianças ou 59,9% do público alvo, das 2.130 crianças desta faixa etária. Por Unidades de Saúde o número de vacinados é este:
Monte Castelo: 85
Presidente Vargas: 246
Cristo Rei: 137
Água Verde: 163
Centro: 337
Jardim Iguaçu: 82
Celeste: 226

Assessoria

08/09/2022