Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Médico Carlos Barreira faz palestra no Agosto Azul

`

ESPIGÃO ALTO

 

Oncologista e Urologista ele falou da importância do abandono aos vícios, exames preventivos e alimentação saudável 

O programa “Agosto Azul”, edição 2022, promovido pela secretaria municipal de Saúde, de Espigão Alto do Iguaçu fechou com chave de ouro, com a presença de técnicos da 10ª Regional de Saúde de Cascavel e do médico Oncologista e Urologista, Carlos Barreira, numa palestra para um público expressivo no Centro da Juventude. 

De acordo com o secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, já durante o dia foram dezenas de coletas de exames PSA (Antígeno Prostático Específico), além das ações durante o mês de agosto. “Graças aos investimentos que estão sendo realizados pela atual gestão estamos transformando a saúde pública do município, com a contratação de mais médicos, reforço na equipe enfermagem, renovação da frota, entre outras conquistas”, enfatizou Jucemar.

Segundo ele, outra ação importante foi zerar as filas de esperas que havia junto ao Cisop, principalmente para ressonância magnética e tomografia. Além da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), na Aldeia do Pinhal, que terá suas obras iniciadas nos próximos dias.   

PRECONCEITO E FALTA DE INFORMAÇÃO

Falando aos presentes o médico Carlos Barreira destacou que mesmo com o volume de informações e programas preventivos de saúde, a população ainda sofre alguns males pelo preconceito e falta de uma informação mais especifica. “Os homens acima de 50 anos têm por obrigação manterem seus exames preventivos em dia, pois é aonde pode ser identificado alguma anomalia, com um tratamento direcionado, dando a oportunidade as pessoas seguirem na sua rotina diária”, frisou o médico. 

Prestigiaram o evento o prefeito Agenor Bertoncelo, vice-prefeito, José Zgoda, presidente da Câmara, Edimir Czechoski “Chuvisco”, Rogério Porca Véia, Nelson Suldovski “Juca”, Nilson Viera, Rene Fernandes “Rentio”, Ivo Deolindo (Diretor Ceonc), médica Maria Fernanda, Cristiane, Denise e Nei (10ª Regional de Saúde). O grupo de Teatro “ÉQUISTAGE”, apresentou a peça “Sessão de Terapia”. 

Técnicos da 10ª Regional de Saúde falaram da importância do cuidado no trabalho diário nas propriedades agrícolas, evitando acidentes e assim manter uma vida saudável. Recomendaram que todos os homens busquem atendimento médico regularmente.

VIDA SAUDÁVEL 

A campanha Agosto Azul é focada em orientar a população masculina sobre a importância de manter hábitos de vida saudável, com foco na prevenção de doenças durante todo o ano, não apenas no mês de agosto.

E visar a importância de se ter um estilo de vida saudável, para não ficar vulnerável a diversas doenças graves e crônicas, em especial doenças cardiovasculares, câncer de próstata, câncer de pele, obesidade, hipertrofia prostática, andropausa, tabagismo, cirrose e problemas no fígado, entre outras.

Algumas dicas de algumas coisas que homens não deveriam de fazer:

1. Praticar atividade física com baixa regularidade;

2. Alimentar-se de forma pouco saudável;

3. Muitas vezes achar que não vão adoecer e por isso não se cuidar;

4. Geralmente ter medo de descobrir doenças;

5. Não procurar regularmente os serviços de saúde e, ao procurar, na maioria das vezes não seguir os tratamentos recomendados;

6. Estarem mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho (por ocupar profissões de maior risco, como eletricista, bombeiro, motorista e cargos em áreas da construção civil, por exemplo);

7. Utilizar álcool e outras drogas em maior quantidade;

8. Serem mais imprudentes;

9. Estarem envolvidos na maioria das situações de violência;

10. Viver em média sete anos a menos que as mulheres.

 (Fonte: Ministério da Saúde.)

Assessoria


01/09/2022