Notícias

Pinhão - Alunos realizam apresentações do Dia do Folclore

`

 O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e analisá-las, assim como as de caráter erudito. Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular.
No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747, assinado pelo então presidente militar Humberto de Alencar Castello Branco e por seu Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda.
O Dia do Folclore foi criado, portanto, com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também de incentivar os estudos na área. Atualmente, o folclore brasileiro é um importante objeto de estudo nas ciências humanas, e sua importância é reforçada frequentemente nas escolas, sobretudo naquelas que trabalham com ensino infantil.
E hoje, 22/08, os alunos da Escola Municipal João José Zattar realizaram apresentações sobre o Dia do Folclore. O evento repercutiu com os trabalhos produzidos em sala de aula, pois os mesmos foram levados pela Assessoria de Imprensa ao conhecimento do Setor Pedagógico e Secretário de Educação com informações verbais e fotos. Os alunos realizaram belíssimas apresentações de música, dança, teatro e brincadeiras para toda a comunidade escolar. Os alunos, Professores, Pedagogas e Diretora receberam os
parabéns
 
da Equipe Pedagógica e do Secretário de Educação João Maria Camargo, pelo excelente trabalho e a criatividade das atividades desenvolvidas e apresentadas.
O folclore é um conjunto de mitos e lendas que nascem da imaginação das pessoas, muitas das historias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas pra assustar as pessoas, e são divididas em lendas e mitos. Muitas delas deram origem a festas populares e são muito comemoradas no interior paranaense.
“É muito importante que os professores de nossas escolas trabalhem com as crianças a cultura do nosso país, há uma grande variedade de estratégias pedagógicas que podem ser trabalhadas a partir do folclore e contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e ao quadro docente e discente da Escola João José Zattar estão de Parabéns”, destaca o Secretário João Maria Camargo’.

Assessoria

24/08/2022