Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
VIRMOND: Lucas Bartoszik irá para olimpíada de Astronomia

Medalha de ouro na etapa nacional, agora, ele precisa de patrocínio para fazer a viagem preparatória para a OLLA .


 
Virmond, e toda a Cantu, terão um representante na Olimpíada Latino-americana de Astronomia (OLLA). O jovem Lucas Bartoszik é aluno do 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra e foi avaliado por um psicólogo como superdotado, apresentando Quoeficiente de Inteligência (QI) de 144 pontos. Uma pessoa normal apresenta QI entre 90 e 110. 
No ano passado, ele foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), conquistando a vaga para a competição internacional. 
No entanto, Lucas precisa passar uma temporada em Minas Gerais, em um observatório, como preparação obrigatória para a competição. “Como sou menor de idade, não posso ir sozinho. Os custos para a viagem serão bastante altos, não temos como arcar”, explica. Ele pede ajuda em forma de patrocínio de empresas e órgãos públicos.  

Estudos
Lucas é um garoto bastante fechado, que reside na localidade Campos das Crianças, em Virmond. Por morar longe da cidade, quando não está ajudando o pai na propriedade, usa de todo o tempo livre para estudar e desenvolver suas complexas teorias. 
Suas paixões são a astronomia e a física. “Pretendo ser físico”, confessa. Devido ao alto QI ele teria possibilidade de avançar séries, mas decidiu seguir normalmente com os estudos, para ter oportunidade de aumentar seu currículo de competições. “Meu objetivo principal é chegar a Harvard, pois, segundo dizem, lá está a melhor faculdade de física do mundo”, explica. 

Orgulho 
Para o pai, Nelson Bartoszik, o filho é motivo de orgulho. “Estudei somente o primário, por isso, quero que ele e o irmão tenham o estudo que não tive”, afirma. Seu maior fã, Nelson conta que Lucas conheceu a astronomia em uma visita a um dentista amigo da família. “Todo aniversário ele me pedia um livro sobre o assunto”, afirma. No entanto, o primeiro veio somente depois de uma viagem do pai a Curitiba. 
Lucas nunca teve aulas sobre o assunto, todo o conhecimento que adquiriu veio por meio de livros, que se acumulam em seu tablet, hoje maior aliado nos estudos.

OLLA
A etapa última da competição será na Bolívia, no mês de setembro. Porém, no período de preparação em Minas os 12 continuarão sendo avaliados. 

Ajuda
Aqueles que tiverem interesse em ajudar Lucas, podem entrar em contato com a direção da escola estadual, pelo telefone (42) 3618-1133. 
 
 
 
 
 
 
 
 
jcorreiodopovo.com.br
 
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854