Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Sebrae vai implantar Ponto de Atendimento na Aciqi

A entidade lançou na última semana na cidade projetos que vai envolver diversos segmentos da sociedade quedense


Uma das ações de maior relevância do Sebrae/PR no território da Cantuquiriguaçu no último ano foi abertura da Sala do Empreendedor, nas cidades de Laranjeiras do Sul, Candói, Pinhão e Nova Laranjeiras. Na última semana uma reunião entre representantes da entidade e diretores da Associação Comercial e Empresarial de Quedas (Aciqi), marcou o lançamento do projeto da sala a ser implantada no município. De acordo com o coordenador regional do Sebrae, Edson Braga, de Cascavel, foram 101 unidades inauguradas no Paraná. “Com aberturas das salas vamos promover avanços significativos, na criação de Micro e Pequena Empresa (MPE), formalização de profissionais e empresas”, explicou Braga. Destacando que em todo o Brasil, já são mais de 4 milhões de micro e Microempreendedor Individual (MEI). “Considero este o momento e vez de tralharmos o projeto em Quedas do Iguaçu, pelo potencial e a necessidade deste tipo de apoio aos profissionais de empresas”, frisou Braga. Com a criação do espaço as pessoas poderão obter informações e orientações sobre abertura, funcionamento e formalização de empresas de forma simples, além da capacitação para microempreendedores. Sendo um instrumento para desburocratizar o acesso do empreendedor no início do seu negócio. A estimativa de abertura de uma empresa passa a ser de 30 dias nos casos das MEI, ME e Empresa de Pequeno Porte (EEP), autônomos e profissionais liberais em atividades de baixo risco. A média nacional é de cinco meses. Dentro da proposta de trabalho a comunidade passa contar com cursos, palestras, oficinas, seminários e orientações de consultores. Prestigiaram a reunião, o presidente da Aciqi, Reni Felipe, demais diretores, secretário de Indústria e Comércio, Alvori Nunes, Antonio Martins (representando a Tractebel Energia), Renata Pisoni (Araupel), representantes das Cooperativas de Créditos Sicredi e Sicoob.

Agroindústria Missão e Resgate
Em outra reunião, que envolveu técnicos do Sebrae, contou com a presença do prefeito Edson Prado “Jacaré”, o empresário da Cerealista Terra Cereais, Rodrigo Guzzo e representantes da casa de recuperação para pessoas com dependências químicas “Missão e Resgate”. Onde foi lançando o projeto para construção de 03 estufas para produção de hortifrutigranjeiros voltados para produção de conservas e produção de mudas de árvores. O projeto vai envolver cerca de R$ 20 mil, numa parceria entre as partes citadas. Deverá ter início nos próximos dias. Atualmente a casa abriga 23 pessoas em tratamento.
Produção orgânica
O projeto de produção de tomates orgânicos que está sendo bem sucedido nas cidades de Pinhão e Reserva do Iguaçu será estendido para agricultores de Quedas do Iguaçu. O projeto foi apresentado pelos representantes do Sebrae, Edson Braga e Dimorvan Antonio Santos, para o prefeito Jacaré, representantes da Casa do Produtor (Copafi) e Associação dos Orgânicos. O projeto de produção de hortifrutigranjeiros em estufas conquistou recentemente o prêmio Nacional de Agroecologia, concedido pela fundação Banco do Brasil.

FONTE: Assessoria
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854