Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Sebrae inaugura escritório regional de articulação

O desenvolvimento regional requer o engajamento de todos os prefeitos da Cantu


Laranjeiras do Sul e região viveu um momento histórico ontem (28) no auditório de eventos da ACILS. Num primeiro momento, com o Seminário Territorial com os Prefeitos da Cantuquiriguaçu, secretários municipais e entidades envolvidas no processo DE desenvolvimento do território. Um dos destaques do encontro foi a palestra do ex-prefeito de Maringá Silvio Barros, Planejamento e Governança para o desenvolvimento regional.  Em seguida aconteceu a inauguração do escritório regional de articulação do SEBRAE em Laranjeiras do Sul.

O encontro contou com a presença dos prefeitos, de Pinhão e presidente da Cantu Odir Gotardo, Reserva do Iguaçu Sebastião Campos, Candói Gelson Gosta, Cantagalo Jair Rocha, Virmond Neimar Granoski, Porto Barreiro Marinez Crotti, Nova Laranjeiras Lineu Gomes e os vices de Goioxim Jacir Schadeck e de Guaraniaçu José Aparecido Gracioso. Ainda de Julio Cezar Agostini, diretor executivo do SEBRAE/PR, do gerente regional Orestes Hotz, Silvio Barros ex-prefeito de Maringá, secretários municipais, do Comitê Gestor da Cantu e convidados.

Palestras

Na palestra falando sobre o desenvolvimento regional por meios dos pequenos negócios, Julio Cezar, destacou a necessidade da desburocratização do sistema para se criar novas empresas. Assim como a obrigatoriedade da participação mais efetiva dos gestores no processo de desenvolvimento territorial. “Vivemos um momento anormal, precisamos ajudar criando bases para que o desenvolvimento ocorra de forma sustentável. A população depositou nos novos líderes públicos a esperança de transformação de dias melhores. São os pequenos negócios que fazem a diferença nos pequenos municípios, hoje eles representam 32% do PIB“, destaca Agostini.

O ex-prefeito de Maringá Silvio Barros, além de falar das experiências de sua administração frente à prefeitura de Maringá, trouxe para o seminário algumas provocações, que em sua opinião deverão servir para uma reflexão nesse momento difícil por que passa o país. Os números são preocupantes 83% dos municípios brasileiros não são sustentáveis e 800 deles extrapolam gastos com funcionalismo público. “Precisamos mudar, o povo está saturado com os políticos mentirosos. Por isso precisamos de políticas públicas que demonstrem transparência e que isso seja mostrado para a sociedade”, orienta Barros, destacando a necessidade de planejar o futuro de seus municípios, não apenas para os próximos quatro anos, mas pelo menos 20 anos. Citando que está na hora de dar um basta à herança maldita. “Precisamos fazer uma administração consciente, chega de deixar aquela herança maldita, que vai estourar nas próximas gestões. Lembre-se no caso de uma reeleição a vítima poderá ser você. E pior isso vai afetar nossos filhos, netos, enfim a sociedade de modo geral”, orienta Silvio.

 

Comitê de desenvolvimento

O gerente regional do SEBRAE, Orestes Hotz, falou sobre a atuação administração pública no Comitê Territorial de desenvolvimento de pequenos negócios.  Hotz destacou que nas falas anteriores saíram muitas inspirações, mas que também não será fácil executá-las. “Temos algumas ações facilitadoras e se agirmos em conjunto muitas coisas poderão ser feitas. Volto a enfatizar que para o desenvolvimento econômico e social aconteça depende do engajamento dos prefeitos”, cobra Orestes, lamentando a ausência de 11 dos 20 prefeitos da Cantu, mas destacou que todos os municípios estavam representados no encontro. Seja através dos representantes dos Comitês Gestores ou secretários.

Escritório de articulação

O ponto alto do encontro foi a inauguração do Escritório de Articulação do SEBRAE, no segundo piso da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS).  A supervisão do escritório ficará sob a responsabilidade do consultor Edson Braga, e atenderá todos os 20 municípios da Cantuquiriguaçu.

Para Fabiano Franciosi, presidente da ACILS, o desenvolvimento nunca acontece de fora para dentro e sim através de ações pontuais que acontecem em cada município. "Temos um marco importante e memorável desta parceria Acils e SEBRAE, que desde 2012, ano da implantação do Ponto de Atendimento ao Empreendedor na Acils, as demandas se intensificaram, superando cinco mil atendimentos desde então, sempre focado no desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas", lembrou Fabiano.

 O consultor Edson Braga, que será o gestor do escritório de articulação, ressalta que o escritório é uma conquista de todas as entidades parceiras, e das pessoas que acreditaram e acreditam no potencial da região. "O SEBRAE vem como agregador é mais uma entidade que vem somar, e fazer algo pensando no desenvolvimento territorial”. Ele lembrou que a Cantu é uma região com grande potencial e com muita coisa a se fazer. “Só somando forças com todas as entidades que iremos desenvolver um bom trabalho, atendendo as necessidades locais e regionais. Sabemos que não será de um dia para o outro, mas estamos aqui para acrescentar e trabalhar. Nós queremos que as entidades nos vejam com um agregador pensado no desenvolvimento local e regional", finalizou. 

 


 

 

 

 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854