Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
RIO BONITO DO IGUAÇU: SECRETÁRIO DE ESTADO DA HABITAÇÃO ENTREGA 15 CASAS


O governo do Paraná, por meio da Cohapar, e o governo federal, por meio da Caixa Econômica, entregaram nesta quinta-feira (11) as chaves da casa própria a 64 famílias de pequenos produtores de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond e Cantagalo, na região Centro-Sul do Estado. As moradias foram construídas com recursos do programa Minha Casa Minha Vida Rural, do governo federal, com contrapartida do governo estadual. Os investimentos foram de R$1,6 milhão e as famílias pagam apenas quatro prestações anuais de R$250,00.

Em Rio Bonito do Iguaçu foram entregues 15 casas na comunidade conhecida como Alagado.  A solenidade foi realizada na propriedade de Roberto Tobaldini, que também conseguiu uma casa nova. O secretário de Habitação do Paraná e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, destacou o trabalho que o governo do Paraná está desenvolvendo na área habitacional. "Estamos atuando em 396 municípios paranaenses, o que representa 99% do Estado, um feito inédito no Brasil. O governador Beto Richa entende que habitação é a base do resgate social de uma família e sabe que o interior merece atenção especial. Por isso, nosso trabalho é baseado nas parcerias com o governo federal e prefeituras", afirmou.

Marcos Carrasco, gerente regional da CAIXA, destacou o trabalho desenvolvido pela Cohapar em todo o Estado. "Não lembro de ter visto uma Cohapar tão atuante como temos hoje. Observamos que neste governo o trabalho se tornou mais eficiente e vimos um crescimento considerável no setor habitacional", disse. O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Irio de Rosso, agradeceu o governo pelo apoio que o município tem recebido. "A parceria com o governo tem ajudado nossa cidade a melhorar cada vez mais e, por isso, queremos continuar trabalhando juntos". Em Rio Bonito do Iguaçu, Roberto e Rosenilda Tobaldini criam gado na pequena propriedade onde vivem com as três filhas. Eles contam que a antiga casa estava em péssimas condições e que as crianças ficavam doentes porque era difícil manter a casa limpa. "Agora ninguém mais fica doente, não tem nem como comparar essa casa nova com aquela velha de madeira", disse Roberto. Ele ainda afirmou que se fosse para construir uma moradia nova, teria que vender um pedaço da propriedade. "Agradeço a todos que nos ajudaram a conquistar esse sonho", afirmou emocionado. Participaram da cerimônia ainda, D. Sônia Schmitt, Vice-Prefeita de Rio Bonito do Iguaçu; D. Andrelina de Rosso, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social;

Secretários Municipais, os vereadores Irineu Camilo; Daizi Camelo e Nelço Bortoluzzi, as 15 famílias que tiveram suas casas construídas em Rio Bonito do Iguaçu; Marcos Carrasco, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal; Valdemir Almeida, representando a Secretaria de Estado da Agricultura e Flores Pilarski, representando o Deputado Estadual, Artagão de Mattos Leão Junior.



VIA ASSESSORIA

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854