Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
RIO BONITO DO IGUAÇU: Município é contemplado com três projetos de proteção ambiental:

Projetos contam com parcerias entre iniciativa privada, poder publico e outras entidades.


Em comemoração ao dia do meio ambiente, ontem quinta-feira (06), em Rio Bonito do Iguaçu foram lançados três projetos voltados à proteção de nascentes, recuperação da flora e da hidro-fauna do Rio Iguaçu, especialmente no lago formado pela usina de Salto Santiago.

 Em parceira com a Tractebel Energia, foi lançado o projeto de proteção de nascentes, que já conta com 300 fontes cadastradas e que estão sendo preservadas. Neste projeto foram investidos 189 mil reais, sendo 120 mil custeados pela Tractebel e o restante bancado pelo município de Rio Bonito.

Ainda fazendo parte da parceria, foi reativado o viveiro florestal municipal, que recebeu mudas de árvores nativas cedidas pelo viveiro de Guarapuava do Instituto Ambiental do Paraná, o IAP, e do viveiro mantido pela Tractebel em Quedas do Iguaçu. No final da tarde de ontem mais de 4 mil peixes foram soltos na região da prainha, no alagado. O prefeito de Rio Bonito, Irio de Roso, que esteve presente no ato de soltura dos peixes, ressaltou a importância das parcerias, principalmente por se tratar da proteção do meio ambiente.

 De acordo com o representante da Tractebel, Leocir Scopel, gerente responsável pelas usinas de Salto Santiago e Salto Osório, a empresa busca sempre estabelecer parcerias com as comunidades situadas no entorno dos lagos formados pelas duas usinas, não apenas no tocante a proteção ambiental mas também nas áreas de educação e cultura.

 O projeto de soltura de peixes no lago de Salto Santiago teve a participação da Unioeste, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná através de seu campus de Toledo, que desenvolve uma tecnologia inédita para criação de espécies nativas em cativeiro. Segundo representantes da Universidade, a espécie escolhida para o repovoamento do lago de Salto Santiago foi o Jundiá, por se tratar de uma espécie que só existe nesta região do mundo.


texto: Luis Otavio Trautmann

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854