Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Rio Bonito do Iguaçu - Secretário Roman participa da abertura do Festival Esportivo da Reforma Agrária

Solenidade ocorreu na tarde desta sexta (6) com a participação de equipes de sete assentamentos das cidades de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, cidade sede do evento.


O secretário de estado do Esporte e Turismo, Evandro Rogério Roman, esteve participando na tarde desta sexta (6), da abertura oficial da 1ª edição do Festival Esportivo e Cultural da Reforma Agrária (Fecra) de Rio Bonito do Iguaçu.

 

Além de Roman, o secretário Especial Assuntos Fundiários, Hamilton Seriguelli, o deputado estadual Nereu Moura, prefeito anfitrião Irio de Rosso, entre outras autoridades, também participaram do evento. O cerimonial que ocorreu na quadra de esportes do Assentamento Ireno Alves dos Santos, na comunidade de Arapongas, contou com o desfile das delegações participantes do festival que vieram das cidades de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, além de times de outros assentamentos da cidade sede.

 

Rio Bonito do Iguaçu hoje possuí o maior assentamento da América Latina que é o Ireno Alves dos Santos. São 2.8 mil famílias assentadas e para o município, sediar este evento que tem o objetivo de difundir e incentivar a prática esportiva dentro das comunidades assentadas é algo histórico. Mas para o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, Milton Rodrigues da Silva, que reside neste assentamento, a realização do festival é mais que isto. “É motivo de orgulho e gratidão para nós”, disse. Ele ressaltou ainda em seu pronunciamento, que evento esportivo é uma mostra de que o Governo do Estado está presente em Rio Bonito do Iguaçu, proporcionando ações positivas para a comunidade.

 

 

O secretário Seriguelli, durante seu discurso, também mencionou alguns pontos que tiveram avanços positivos dentro da Reforma Agrária, na gestão do governador Beto Richa, e entre eles está a difusão do esporte que além de ser uma atividade que proporciona saúde e qualidade de vida, propicia a congregação das comunidades assentadas. Segundo ele, neste ano foi realizado o 3º Festival da Reforma Agrária na cidade de Querência do Norte, e em Rio Bonito do Iguaçu, este é apenas o primeiro evento que deve crescer nos próximos anos. O secretário desejou a todos os competidores uma excelente competição enaltecendo que “ganhar ou perder faz parte, mas todos são ganhadores”.

 

Quem também desejou sucesso aos esportistas participantes do festival foi o secretário Roman. Em seu discurso ele afirmou o compromisso do Governo do Paraná em levar o esporte para todas as comunidades do estado. De acordo com ele, a realização deste evento é uma mostra de que o governador Beto Richa “está governando para todos os paranaenses”. O secretário também desejou sucesso e uma excelente competição aos participantes. Já o prefeito anfitrião, Irio de Rosso, relatou que “é neste momento que as ações do Governo aparecem”. O chefe do executivo aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos com a competição, desejando sucesso e fez a declaração de abertura oficial do evento que acontece em Rio Bonito do Iguaçu até o próximo domingo (8).

 

Além dos discursos, a solenidade também teve uma apresentação mística feita por jovens que residem no Assentamento Ireno Alves dos Santos, bem como o acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas.  Logo após o encerramento do cerimonial, teve prosseguimento nos jogos programados para a tarde desta sexta-feira. Neste sábado (7) ocorrem mais quatro partidas de futsal feminino e futebol sete masculino, e no domingo (8) pela manhã terminam as disputas com a definição dos campeões nas duas modalidades. 

 

O Fecra é uma realização da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET) e Assessoria Especial de Assuntos Fundiários, e conta com o apoio do Escritório Regional do Esporte de Guarapuava e Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu.

 

 

 

 





Por Assessoria de Comunicação/SEET 

Rafael da Luz

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854