Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Rio Bonito do Iguaçu - Administração visa agregar mais valor à produção agrícola

Em sua última visita à Brasília, prefeito Irio conversou sobre a necessidade de especialização em associativismo e cooperativismo para o produtores com Erikson Chandoha


O prefeito Irio de Rosso, em sua última visita à capital federal, esteve em uma audiência com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo no Ministério da Agricultora, Erikson Camargo Chandoha. 


Na ocasião, ele solicitou auxílio para a agregação de valores à produção in natura de produtos como o leite. O prefeito explicou, que segundo o IBGE, o município conta hoje com 14 mil vacas em lactação o que gera uma capacidade de produção de 200 mil litros de leite por dia. “Toda essa produção sai in natura, deixando de gerar impostos e emprego para a mão de obra ociosa”, afirma Irio. 


O prefeito falou também de outras produções, como soja, milho, gado de corte e porco. “Está na hora de o município começar a agregar valores a toda essa produção que é vendida para outras regiões em forma de grãos ou cargas vivas”, declara. 


Cooperativismo e associativismo
Segundo Chandoha, é importante considerar este aspectos, mas com a ressalva de que para a agregação de valores na produção primária é necessário que os produtores estejam unidos, por meio do associativismo e cooperativismo. 


“É importante levar em consideração este aspecto, principalmente por se tratar de um município que possui um dos maiores assentamentos da América Latina”, destaca Chandoha. O secretário informou que existem recursos para a criação de indústrias para a transformação da produção rural, mas voltou a insistir que os agricultores devem se especializar nos quesitos cooperativismo e associativismo, principalmente quanto ao sistema de gestão de uma empresa. 


Chadoha adiantou que técnicos do Ministério devem visitar Rio Bonito ainda este ano, realizando palestra para orientar os produtores quanto a transformação da produção em geração de emprego e renda para o município. 


“Parabéns ao prefeito Irio pela iniciativa. É neste momento, em que as receitas municipais estão caindo, que os administradores devem encontrar soluções para gerar mais recursos, industrializar a produção no município é condição inequívoca de aumento da arrecadação, de elevação de receitas num curto espaço de tempo”, ressalta.



























Por Assessoria
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854