Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Rio Bonito - Saúde promove passeata do Outubro Rosa

Foi realizada na última quarta dia 23, com grande participação popular, a Passeata do Outubro Rosa., promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu.


Estiveram participando, além de toda a equipe da  saúde, o Prefeito Irio de Rosso e demais autoridades, além de duas mulheres que tiveram câncer de mama e venceram a doença.

 

Participaram também os alunos das escolas Ludovica Safraider e Cerbi além da população  de Rio Bonito do Iguaçu.

 

OBJETIVO – estimular detecção precoce do câncer de mama

 

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária, de 50 a 69 anos,  em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

 

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama,  a Secretaria de Saúde realizou a passeata e se engajou  campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.

 

 

Outubro Rosa

 

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões,  um aumento de 17% em relação a 2011.

 

 

PASSEATA 

A Passeata iniciou na Praça da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e foi até o Centro Cultural. Lá aconteceram apresentações da Banda Municipal, sob a regência do Maestro Matias; os depoimentos de duas mulheres que enfrentaram e venceram o Câncer de Mama, D. Justina e D. Irene; os pronunciamentos do Prefeito Irio ; de D. Andrelina e da D. Sônia Schimitt e por fim, a palestra com Dr. Adauto sobre como prevenir contra o CÂNCER DE MAMA. Como ato final, foi servido lanche a todas as mulheres que participaram das atividades do Outubro Rosa, nesta.

 

 

 

 













Por Aldoir Couto

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854