Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Rio Bonito - PROERD formou 297 alunos nesta quarta dia 25


Com as presenças de autoridades, pais e alunos, aconteceu ontem quarta-feira dia 25 no ginásio de Esportes de Rio Bonito do Iguaçu, a formatura de mais uma Turma do PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência.

 

297 alunos, do quinto ano das escolas municipais, receberam seus certificados, numa cerimônia carregada de emoção.

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é a versão brasileira do Programa Norte Americano, D.A.R.E. American e, iniciou suas atividades no país em 2.000.

 

Em Rio Bonito do Iguaçu, o PROERD iniciou suas atividades em 2008 e é considerado o maior programa de prevenção às drogas e à violência no mundo. É aplicado em cinqüenta e oito países e em todos os estados brasileiros.

 

O PROERD permite as crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis. O projeto é ministrado nas escolas durante 12 semanas, com uma aula por semana ao longo de um trimestre letivo.

 

Os Educadores Sociais PROERD, que são policiais fardados, auxiliados com uma cartilha especial, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família. O Instrutor, Soldado Joel, conta que as lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. Segundo o instrutor Joel, o sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre Escola, Família e Polícia.

 

 

 

 





Por Aldoir Couto

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854